Topo

Julio Gomes

Chelsea faz bom movimento ao confiar em Thiago Silva

Thiago Silva queria ficar no PSG, mas vai acabar saindo - GettyImages
Thiago Silva queria ficar no PSG, mas vai acabar saindo Imagem: GettyImages

26/08/2020 12h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você contrataria um zagueiro de 35 anos, quase 36, com um bom salário? Se for para jogar no Chelsea, me parece uma ótima opção.

Thiago Silva me parece uma boa, na verdade, para a grande maioria dos clubes europeus, incluindo os mais poderosos. Incluindo o Paris Saint-Germain. Entendo que a saída dele do clube tenha menos a ver com a bola, mais a ver com uma espécie de demonstração de autoridade de Leonardo.

O diretor esportivo, chegou para botar ordem no Paris. E o grupinho brasileiro tem simplesmente poder demais no vestiário, então que seja cortada uma cabeça. Se fosse um francês, estaríamos falando até em xenofobia. Mas Leonardo, ironicamente, é brasileiro.

O alemão Thomas Tuchel nem queria usar Thiago como titular no "final eight" da Liga dos Campeões, em Lisboa, mas os problemas no meio de campo empurraram Marquinhos para a posição de volante. E o que Thiago Silva jogou nos três jogos do PSG foi uma barbaridade. Daquelas coisas que nos fazem pensar: mas por que mesmo ele vai sair?

Leonardo terá de arcar com as consequências. E o Chelsea aproveitou. Falaram até de Fluminense! Uma loucura. Thiago Silva, apesar da idade, tem bola e mercado.

Ele tem físico, tem velocidade, tem inteligência no campo e tem ótimo passe, um fundamento cada vez mais importante para zagueiros no futebol de pressão que todos utilizam hoje em dia.

Sai do Paris de um jeito, eu diria, equivocado. Mas vai para a principal liga do mundo, em um clube de ponta, que joga por título e joga a Champions.

É claro que o Chelsea não traz Thiago Silva para um projeto de longo prazo. Traz para duas, no máximo três temporadas. O técnico Frank Lampard não confia inteiramente em seu grupo de jovens defensores, o time levou 54 gols no último campeonato e isso poderia ter custado caro - foi o mais vazado da metade de cima da tabela e, como comparação, o campeão Liverpool sofreu só 33.

"Silva mostrou em Lisboa que ainda está jogando em alto nível. Lidou muito bem com Lewandowski e com o rápido ataque do Bayern, apesar do resultado. As qualidades defensivas, somadas à habilidade com a bola, fazem dele um ótimo encaixe para Lampard", analisa Nick Wright, da "Sky Sports". "Silva é um campeão, o Chelsea está desesperado por liderança e experiência e ele chega de graça. Claro que não é uma solução de longo prazo, mas tem muito a oferecer no curto prazo".

Ele vai agregar experiência e solidez ao time. O Chelsea já levou Timo Werner e tem feito um bom mercado, é bom ficar de olho.