Topo

Julio Gomes

Flamengo deveria tentar Renato, em vez de repetir fórmula sortuda

Renato Gaúcho curte praia no Rio de Janeiro - 12/07/2020 - Agnews
Renato Gaúcho curte praia no Rio de Janeiro - 12/07/2020 Imagem: Agnews

18/07/2020 07h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A escolha de Jorge Jesus foi fantástica e deu mais do que certo para o Flamengo. Mas vamos lembrar que a escolha anterior havia sido Abel Braga?

A diretoria do Flamengo não foi atrás de Jesus porque sabe tudo de futebol. Foi um tiro que deu certo. Sorte, falando o português claro sobre a escolha do português. Como Felipão havia sido campeão no Palmeiras, a aposta foi numa "raposa velha", Abel. Deu errado. Como Sampaoli estava mandando bem no Santos, a aposta foi em um estrangeiro, Jesus. Deu certo.

Pelo que o noticiário do clube mostra, a aposta será na continuidade. Nomes de portugueses são ventilados, como o de Leonardo Jardim.

Como se todos os portugueses fossem iguais. Como se todos os estrangeiros fossem iguais. Como se todos os novatos fossem iguais. Como se todas as raposas velhas fossem iguais. Dirigentes de clubes apenas vão para onde o vento os leva, sem muita convicção, planejamento ou conhecimento.

O nome ideal para pegar esse timaço do Flamengo é Renato Gaúcho. Que era o sonho do clube, diga-se, antes disso tudo acontecer em 2019.

Renato tem a cara do clube, a cara da atual gestão, a cara do Rio, apesar do gaúcho no "nome". É um ex-ídolo no campo e já mostrou, no banco, que entende do riscado. O Grêmio jogou muita bola nos últimos anos, e o material humano era menos farto.

Se o Flamengo quer apostar em bom futebol, a aposta em Renato é bem feita. Sem o risco de problemas de adaptação ao país, à cidade, a jogadores mimados ou ao futebol local. Além disso, sai mais barato do que trazer um medalhão de fora. E Renato já parece bastante mais preparado para deixar o Grêmio sem manchar a maravilhosa história que escreveu no clube.