Topo

Julio Gomes

Haaland-Vinícius Jr: essa dupla daria certo no Real Madrid?

Real Madrid: Após ser destaque no El Clásico, Vinicius Jr foi eleito o melhor jogador de fevereiro - GettyImages
Real Madrid: Após ser destaque no El Clásico, Vinicius Jr foi eleito o melhor jogador de fevereiro Imagem: GettyImages

07/04/2020 10h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se em tempos de eventos diários os jornais esportivos espanhóis já são hipercriativos quando o tema é mercado da bola, imaginem na quarentena? Haaland, o prodígio do Borussia Dortmund, fez uma live no Instagram e, quando questionado por um fã sobre Vinícius Jr, respondeu: "Vinícius é um bom jogador, um talento top".

Pronto! Qual a manchete? Haaland se aproxima do Real Madrid? porque elogiou Vinícius. É dureza.

Haaland pode até parar no Real Madrid, mas certamente não é um simples (e nem tão efusivo assim) elogio a Vinícius Jr que nos indica algum caminho. Foi um simples? elogio.

Mas vamos lá, entrar na onda. Os dois têm 19 anos e começam a aparecer no cenário europeu. Seria uma boa dupla para o futuro do Madrid?

Vinícius Jr tem uma situação bem mais delicada para triunfar - ainda não dá para saber se ele será titular do Real Madrid e até da seleção ou se estará jogando em um time pequeno da Espanha daqui a dois ou três anos. Não é fácil jogar e se consolidar em um Real Madrid. É um jogador que mostra coragem, que não sente a camisa e os grandes momentos, que tem velocidade e drible. Mas tem buracos importantes no seu jogo, principalmente finalizações e tomada de decisão. Ambos podem melhorar com o tempo - ou não.

Haaland, para mim, não é promessa, é realidade. É um jogador que tem todos os atributos para triunfar em um gigante europeu. É alto, é técnico, é rápido e é muito inteligente em campo, além de meter muitos gols. E joga em uma liga, a alemã, perfeita para se desenvolver. É um jogo veloz, intenso, ofensivo, mas sem ultraproteção aos atacantes - ele sairá da Bundesliga pronto tanto para a Premier como para La Liga.

O Borussia Dortmund pagou 20 milhões de euros ao Red Bull Salzburg para capturar Haaland. Não parece um investimento muito mais seguro do que os 45 milhões que o Real pagou por Rodrygo ou os 30 milhões que pagou por Reinier na mesma janela, em janeiro?

Pois é.

Haaland e Vinícius são jogadores que podem atuar juntos tranquilamente, têm características diferentes e seriam complementares em campo. Seria uma dupla do barulho! Conforme Vinícius consiga se aprimorar nas finalizações, ele se beneficiaria muito pelos espaços abertos por Haaland, e o norueguês, dentro da área, empurraria para dentro um punhado de jogadas criadas pelo brasileiro.