Topo

Julio Gomes

Por que Atalanta x Valencia tem seu charme?

Jogadores da Atalanta comemoram gol no Campeonato Italiano - MCerescioli/Divulgação
Jogadores da Atalanta comemoram gol no Campeonato Italiano Imagem: MCerescioli/Divulgação

19/02/2020 08h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Atalanta e Valencia fazem o confronto menos atraente da Champions
  • A Atalanta tem o melhor ataque da Itália, é um time ofensivo e divertido
  • O Valencia tem Ferrán Torres, revelação do futebol espanhol

O duelo dos patinhos feios. O confronto que definirá um classificado desejado por todos nas quartas de final.

Atalanta x Valencia. Sim, temos um time da Itália contra um time da Espanha. Mas não é exatamente um Milan de Kaká contra um Barcelona de Ronaldinho, não é mesmo?

O duelo desta quarta-feira (17h de Brasília) pode parecer pouco atrativo no papel. De fato, na competição mais rica e forte do mundo, é difícil imaginar o vencedor de Atalanta x Valencia indo mais além das quartas. O sorteio já foi benevolente demais com ambos. Mas sempre há um charme por trás de um jogo desses.

A Atalanta começou a primeira Champions de sua história levando 4 a 0 do Dínamo de Zagreb. Depois, perdeu em casa para o Shakhtar e levou uma sova de 5 do Manchester City. Game over, certo? Errado. Tornou-se o primeiro time a passar de fase após perder as três primeiras, somando 7 pontos nos jogos seguintes.

Na Série A italiana, perdeu só um jogo nos últimos dois meses, com direito a duas goleadas de 5 a 0 (uma delas sobre o Milan) e uma de 7 a 0 (na casa do Torino). Está na quarta posição e acaba de abrir vantagem ao ganhar o duelo direto contra a quinta, a Roma.

O time do técnico Gasperini tem 63 gols marcados, uma incrível média de 2,6 gols por jogo, raridade na Itália. Atenção: é o ataque mais positivo da competição, com 17 gols a mais que a líder Juventus, com Cristiano Ronaldo e tudo.

É um time muito intenso defensivamente, que às recorre a uma cada vez mais rara marcação individual. E muito direto na fase ofensiva, com um jogo invariavelmente passando pelas laterais, um jogo de velocidade, verticalidade. É um time divertido de se ver.

O Valencia, pelo contrário, é um time que amarra o jogo e se sente confortável defendendo - o desenho do duelo parece fácil de prever, com uma Atalanta buscando o protagonismo e o Valencia buscando uma bola.

Se essa bola vier, quase certamente a jogada passará por Ferrán Torres. O garoto de 19 anos, uma das revelações da temporada espanhola, já tem até lobby por parte de jornalistas para ser titular da seleção da Espanha na Eurocopa. Nas categorias de base, ele foi crucial para o título europeu sub-19 conquistado pelos espanhóis.

Atuando pela faixa esquerda do campo, Ferrán tem muita velocidade e qualidade, é um jogador agudo, daqueles que mudam o jogo em uma bola limpa que receba.. Ganhou a posição de titular desde a chegada do técnico Celades e virou peça-chave. Fez uma grande partida na última sexta-feira, empate por 2 a 2 entre Valencia e Atlético de Madrid.

Brasileiros? Rafael Tolói pela Atalanta, Gabriel Paulista pelo Valencia. Dois zagueiros, um charme. Só que não.

O jogo será no San Siro, em Milão, que fica a 70km de Bérgamo. Na ausência de Milan e Inter, quem toma conta é a torcida da Atalanta.