Topo

Julio Gomes

Qual será o destino de Pep Guardiola?

Pep Guardiola, treinador do Manchester City - Miguel MEDINA / AFP
Pep Guardiola, treinador do Manchester City Imagem: Miguel MEDINA / AFP

15/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Guardiola tem contrato com o City até o meio de 2021
  • Punição da Uefa ao City aumenta especulações de que ele vá deixar o clube antes
  • Será que Pep não se anima com o mercado de seleções?

O anúncio da punição ao Manchester City, banido das próximas duas edições da Champions League, levanta imediatamente a pergunta: para onde irá Pep Guardiola?

Guardiola ainda tem contrato com o City até o fim da temporada 20/21, ou seja, a próxima. Na imprensa inglesa, dois tipos de especulações foram publicadas nas últimas semanas.

Tem quem fale que estaria negociando um novo contrato, para ficar ainda mais tempo no clube. Tem quem fale que Guardiola não está satisfeito no City e que ele tem uma cláusula secreta em seu contrato que lhe permitiria sair ao final da atual temporada. Que cláusula seria essa? Não sabemos.

O massacre de pontos que o Liverpool impõe ao City na atual Premier League talvez seja responsável por essa impressão de que o casamento do clube azul com Guardiola acabará. Mas o que pode ter peso mesmo é a notícia de ontem.

É verdade que Guardiola não vence uma Champions desde 2011 - ganhou duas das três primeiras que disputou, e depois disso foram sete aparições sem chegar à final. Mas o catalão é um dos rostos da competição na década, não dá para imaginar Guardiola em um time que não dispute o máximo título europeu.

O Manchester City irá recorrer ao TAS, tem muita gente especulando em cima do tema. Poderiam diminuir a pena para uma temporada apenas, por exemplo. Mas estaria Guardiola a fim de esperar?

Nosso exercício aqui é imaginar um destino para Guardiola. E, por incrível que pareça, não está fácil.

Para o Real Madrid ele não vai, óbvio. Para o Barcelona também não, enquanto a diretoria atual estiver no comando. Bayern? Já passou por lá, seria surpreendente. O Liverpool não precisa. United? Seria meio traíra da parte dele. O papo mais forte é na Juventus. Teria sentido, até.

A Juventus, dos gigantes europeus, é o que a mais tempo busca a Champions League - não vence desde 1996. O problema é que Guardiola não vem sendo garantia de título europeu. E, para ganhar o Italiano, convenhamos, não precisa de tanto.

Será que Guardiola não se anima com o mercado de seleções?

No meio do ano tem Eurocopa e Copa América, vai ter muita seleção iniciando novo ciclo com olhos para a Copa do Mundo de 2022. Não é proibido sonhar...