Topo

Julio Gomes

Pep x Mou: ninguém liga mais para o que já foi o duelo do século

Guardiola e Mourinho riem juntos durante jogo na Inglaterra - Michael Steele/Getty Images
Guardiola e Mourinho riem juntos durante jogo na Inglaterra Imagem: Michael Steele/Getty Images

01/02/2020 14h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Guardiola x Mourinho, Mourinho x Guardiola.

Pode ser que logo isso mude, mas até agora, nenhum duelo entre técnicos foi mais relevante e impactante do que "Pep vs Mou" neste século. Domingo, eles se enfrentam novamente. Mas os tempos são outros. Ninguém mais liga.

Foram-se os tempos de Mou desafiando o Barça de Guardiola, seja na Inter de Milão ou no Real Madrid. Foi-se até mesmo o tempo dos dérbis de Manchester, quando Mourinho parecia que retomaria seu lugar entre os grandes. O duelo dos supertécnicos se desidratou.

É fácil apontar o dedo para José Mourinho, que há anos não consegue montar times importantes. Mas há um terceiro elemento aí: um tal Jurgen Klopp, que ocupou a posição de grande rival de Guardiola desde os tempos de Alemanha e que, hoje em dia, faz até o trabalho de Pep parecer menos relevante.

Enquanto o Liverpool lidera a Premier League de forma avassaladora, com 24 vitórias, um empate e nenhuma derrota, os times de Pep e Mou estão lá para trás. O City é o vice-líder, mas com 22 pontos a menos. O Tottenham, que Mou assumiu há pouco tempo, tem menos da metade dos pontos do líder (34 a 73). Uma galáxia de distância.

Com Mourinho, o Tottenham conseguiu 20 pontos em 36 possíveis (55% de aproveitamento) na Premier. Antes, com Pochettino, eram 14 pontos em também 12 jogos (39%). Melhorou? Melhorou. Mas não tanto assim.

Na temporada passada, o Tottenham, ainda com o argentino no comando, foi quem desafiou o Liverpool na final da Champions. O City, de Guardiola, ganhou a Premier por um mísero pontinho. Eram times do mesmo nível. Hoje, não há ninguém no nível do Liverpool e de Klopp.

O duelo deste domingo, pois, é pouco importante para o campeonato. Não é como os tantos outros Pep vs Mou, quando contávamos os minutos para assistir e saber qual seria o duelo tático da vez. Não passar nem perto de parar o planeta bola.

Ao todo, são até agora 22 confrontos diretos entre Mourinho e Guardiola. Mou tem cinco vitórias, Guardiola tem dez - são sete empates. Em mata-matas, 1 a 1 em Champions League, 3 a 2 para Pep em Copas domésticas.