Topo

Blog do Juca Kfouri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

América devolve o Corinthians à realidade

Róger Guedes tenta sair da marcação durante América x Corinthians pelo Campeonato Brasileiro - Gilson Junio/AGIF
Róger Guedes tenta sair da marcação durante América x Corinthians pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Gilson Junio/AGIF

03/06/2023 20h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nas arquibancadas do estádio Independência, no Horto, havia mais corintianos que americanos.

Mas no gramado, do lado alvinegro, estava faltando um: Renato Augusto.

Ausência mais que compreensível, porque depois da virada sobre o Galo passou a ser sonho possível derrotar o Independiente Del Valle, em Quito, na quarta-feira, pela Libertadores.

E sem o meia a bola não chega na dupla Yuri Alberto e Roger Guedes.

Na única vez em que chegou, aos 6 minutos, Roger Guedes cabeceou no travessão e foi tudo de mais emocionante que aconteceu no jogo de seis pontos entre os mineiros, na zona do rebaixamento, e os paulistas, que dela querem se afastar.

O aspecto positivo digno de ser ressaltado no Corinthians estava estampado no rosto de seus jogadores, um relaxamento que não se via uma semana atrás.

O 0 a 0 permaneceu no primeiro tempo entre os dois classificados para as quartas de final da Copa do Brasil, os americanos repleto de jogadores reservas, porque o departamento médico também está cheio, com 13 jogadores sem condições de jogo.

No segundo tempo os dois times se lançaram com mais coragem ao ataque e os três zagueiros corintianos, com Caetano no lugar de Gil, suspenso, novamente davam bom resultado.

A Fiel pedia Renato Augusto no Horto, mais preocupada com ganhar três pontos hoje que com a Libertadores, mas Vanderlei Luxemburgo não se comovia até que, aos 18 minutos, pôs não só ele como Giuliano, nos lugares de Adson e Fausto Vera.

Mas, aos 25, Juninho cruzou, Caetano abriu o braço e o pênalti foi marcado depois de muita indecisão do assoprador de apito.

Danilo Avelar, mandado embora do Corinthians por comentários racistas em redes sociais, bateu e não permitiu a Cássio a sua 30a defesa de pênaltis: 1 a 0.

O Corinthians voltava à dura realidade de brigar contra o rebaixamento.

Incrível a dificuldade que o Corinthians tem com o América: no 25º entre ambos, sofria a oitava derrota, com nove vitórias, além de ter sido eliminado pelos mineiros nas oitavas de final Copa do Brasil de 2020.

Aos 39, Pedro e Felipe Augusto substituíram Yuri Alberto e Murillo para tentar diminuir o prejuízo.

impossivel!

Porque Renato Marques fez 2 a 0 em contra-ataque depois de erro de Renato Augusto no meio de campo.

Em seguida, Pedro, foi derrubado na área e o assoprador marcou outro pênalti, que Fábio Santos mandou nas nuvens, o quarto perdido por ele com 30 convertidos.

No décimo jogo de Luxemburgo, depois das vitórias convincentes contra Fluminense e Galo, nova decepção, sem que, fique claro, a culpa seja dele.

O time não foi bem, é verdade, porque sem Renato Augusto não cria nada, mas que culpa tem o treinador quando a bola bate no braço de seu zagueiro, quando até Renato Augusto erra ao entrar para disputar os últimos minutos e quando Fábio Santos perde pênalti, além da bola no travessão mandada por Roger Guedes?

Quito passa a ser a possibilidade de nova redenção. A vida é dura.

O Corinthians perderá mais uma posição no Brasileirão com o resultado do jogo de amanhã, entre Goiás e Cuiabá, e se o Vasco vencer o Flamengo, na segunda-feira, voltará à ZR. A vida é duríssima.