Topo

José Trajano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O mais belo estádio de futebol do mundo está à beira do Tejo

Wikipedia Commons
Imagem: Wikipedia Commons

Colunista do UOL

29/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição desta quinta-feira (28/4) da newsletter de José Trajano. Para assinar o boletim e ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.

Vim todo pimpão para Lisboa, em companhia de Rosana, minha mulher, que faz doutorado na Lusófona de Museologia e direitos humanos, e, como sempre, trago uma lista de lugares que gostaria de rever ou conhecer, além de sair à caça de novidades.

A lista é extensa, mas em um dia apenas já descobri que na minha rua está o Museu Amália Rodrigues, na mesma casa onde a rainha do fado viveu durante longos anos, a Associação Zeca Afonso, em homenagem ao já falecido grande compositor de Grândola, Vila Morena, e o Centro Cultural de Cabo Verde. Muito legal!

Entre os lugares que não canso de revisitar está o mais bonito estádio de futebol do mundo, o do Belenenses, o estádio do Restelo na Freguesia de Belém. Assistir jogo lá é coisa dos deuses! Me preparei para dar um pulo no velho alçapão logo que chegasse. O estádio tem um quê do Canindé, da Javari, capacidade para menos de 20 mil torcedores.

Eis que, para minha imensa tristeza, não vai dar para ser do jeito que era.

Nem agora e, pelo visto, nunca mais. O histórico estádio do Belenenses não abriga partidas de times profissionais. Tudo isso por causa do tradicional time de Lisboa ter virado Belenenses SAD. Maldita SAD! Na constituição da Sociedade Anônima houve um racha. Até hoje há brigas intermináveis na justiça. O Restelo ficou com os associados, que criaram "Os Belenenses" — muito bem, mas o time profissional pertence ao B-SAD, nome adotado pelos investidores.

Partidas no Restelo agora só de um campeonato de uma série quase amadora, a série E, disputada por "Os Belenenses", ou de times sub-21. A revisita pode perder o encanto. Pouca gente vai lá assistir, o que perde muito a graça.

Passaram pelo antigo Belenenses, que lotava o velho estádio e enchia de orgulho os seus torcedores, grandes craques do futebol português (Matateu, Yaúca, Vicente — considerado o maior marcador de Pelé —, e até Jorge Jesus, que foi jogador e técnico), e técnicos brasileiros como Marinho Peres (o mais querido pelo torcedor azul), Zezé Moreira, Abel Braga, Jorge Vieira, Antônio Lopes, Moisés e o incrível Otto Glória, isso quando a mão era inversa: os nossos é que vinham para cá.

E aí fica a pergunta: por que o estádio do Restelo é o mais bonito do mundo?

Simples, porque nenhum outro tem a vista para o Tejo seguindo para o mar.

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia,

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,

Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,

A memória das naus.
O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.

Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia

E para onde ele vai
E donde ele vem.

E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.
Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

(Fernando Pessoa)

PS: O B-SAD está em último lugar no campeonato e será rebaixado. SAD maldito!

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter do Trajano e conhecer nossos outros boletins de jornalistas e personalidades, clique aqui.