Gustavinho Lima

Gustavinho Lima

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Unicórnio brasileiro', Mathias Alessanco é eleito Rising Star no Eurocamp

O maior prospecto do basquete brasileiro na atualidade, Mathias Alessanco, de apenas 17 anos, foi um dos grandes destaques do Adidas Eurocamp, torneio que reúne as principais promessas do basquete mundial entre 18 e 22 anos.

Mesmo sendo um dos mais jovens da competição, o ala-pivô, que atualmente defende o Real Bétis, da Espanha, e já figura nas convocações da seleção brasileira, despertou a atenção de diversos olheiros que foram ao torneio para ver de perto o chamado "unicórnio brasileiro".

Com 2,06 metros de altura e muita versatilidade, Mathias pode atuar em várias posições. No Eurocamp, teve médias de 13 pontos, 3,7 rebotes, 57% de aproveitamento nos arremessos de três pontos e 83% nos lances livres. O desempenho lhe garantiu o prêmio Rising Star, equivalente à revelação do campeonato.

Treinador especialista no Draft da NBA

As atuações chamaram a atenção dos principais scouts dos Estados Unidos, e Mathias já está de malas prontas para o país, onde deve decidir qual proposta de High School irá aceitar. Uma das opções é a tradicional Spire Academy, que agora conta com o técnico Kevin Boyle. Após 14 anos à frente da Montverde Academy, onde foi campeão oito vezes, Boyle ficou conhecido por desenvolver grandes talentos da NBA, como Kyrie Irving, Ben Simmons, Cade Cunningham e, mais recentemente, Cooper Flagg, grande estrela e provável número 1 do Draft 2025, que acontece no próximo dia 25 de junho.

O Dallas Mavericks tem a primeira escolha e deve selecionar Flagg, mas depois da troca mais inacreditável da história da NBA envolvendo Luka Doncic por Anthony Davis, feita pelo GM Nico Harris, qualquer previsão se tornou incerta.

DNA de atleta: a base vem forte

Filho do ex-pivô Shilton Alessanco, tricampeão do NBB, e da ex-jogadora de vôlei Geórgia Vasquez, Mathias carrega o DNA esportivo. Para completar, ele também foi convidado para participar do NBPA Top 100 Camp, organizado pela associação dos jogadores da NBA, e será, a princípio, o único atleta de fora dos Estados Unidos na edição deste ano.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.