Topo

GGWP

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jogador que cresce em Playoff: no Esport, personalidade + profissionalismo

Colunista do UOL

12/08/2022 04h00

Para os mais céticos, parece bobeira. Sob uma análise fria, há que se apelar para a estatística. Porém, quem gosta de esporte, seja qual for a modalidade, sabe: alguns jogadores crescem - e muito - no momento decisivo. Precisou de alguém pra decidir, no momento em que menos se espera? Há aqueles que gostam de chamar a responsabilidade. Mas e na esfera profissional dos games... Como isso funciona? Resumidamente, tenha certeza: existem, sim, os atletas que gostam de brilhar na "hora da verdade".

Não necessariamente estamos falando dos mais vencedores, ou daqueles que mantêm estatísticas invejáveis. Tratamos, aqui, dos atletas com poder de decisão acima da curva habitual - e que, muitas vezes, contradizem a regra. Podem render acima da média sem puxarem para si o posto de protagonistas. Afinal, o que faz a diferença para tais jogadores?

Recentemente, no CBLOL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, um jogador voltou a dar uma prova dessa teoria. Bruno "Envy" Farias, jogador da rota do meio da FURIA, em uma partida que parecia desfavorável para sua equipe, puxou para si a carga de um confronto pesado e mostrou o que diferencia os protagonistas dos coadjuvantes. Levou quatro dos cinco adversários de uma vez. Simbólico.

Em um dos seus dois títulos de CBLOL, Envy colocou Thiago "Tinowns", também considerado um dos melhores da rota no país, para correr no jogo decisivo com estatística de sete mortes, nenhum abate e nenhuma assistência. Pela INTZ, mostrou que, para marcar época, não é necessário frases de efeito ou personalidade forte fora do servidor. Basta jogar. Basta ter casca de puxar na própria direção uma missão difícil.

A FURIA foi aos Playoffs na primeira colocação e está entre as favoritas para levantar a taça no dia 3 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera. Envy não faz questão de qualquer protagonismo midiático. Mas, quando é necessário, não corre do desafio. Muitas vezes, o cenário competitivo pode deslumbrar, fazer com que o jogador se esqueça do que realmente importa, mas aqui temos um bom exemplo de trajetória.

Obviamente, o trabalho da organização, nos bastidores, faz toda a diferença nesse sentido. O pro player faz a diferença quando está bem física e psicologicamente. Equilibrado na saúde física e mental. Por isso, nunca é demais bater na tecla do profissionalismo. Não há mais espaço para amadores nos Esports. Óbvio que o ímpeto mental do atleta faz diferença, mas moldá-lo para crescer em decisões é possível.

Em resumo: tudo está conectado. Um cenário competitivo bem estruturado proporciona grandes personagens. Todo e qualquer esporte vive de grandes narrativas. A conexão é inevitável. Assistimos a grandes jogos para acompanhar os grandes jogadores. Queremos ver quem faz a diferença. A propósito, os Playoffs do CBLOL começam hoje, hein? FURIA e paiN neste sábado... Desfrutemos.