Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Band fecha últimos detalhes e vai exibir Série C do Brasileirão em 2021

Alex Muralha, goleiro do Mirassol, que vai disputar a Série C do Brasileirão: Band vai exibir torneio para Norte, Nordeste e interior de São Paulo - Divulgação/Mirassol
Alex Muralha, goleiro do Mirassol, que vai disputar a Série C do Brasileirão: Band vai exibir torneio para Norte, Nordeste e interior de São Paulo Imagem: Divulgação/Mirassol

Colunista do UOL

24/05/2021 14h54

A Band está bem próxima de oficializar a transmissão em 2021 dos jogos da Série C do Campeonato Brasileiro. A terceira divisão nacional, que começa neste sábado (29), terá exibição da emissora pelo terceiro ano seguido. A novidade para esta temporada ano são as transmissões confirmadas para todo o interior de São Paulo.

A coluna apurou que o departamento de esporte da Band fecha apenas os últimos detalhes para anunciar oficialmente quais jogos serão transmitidos. O acordo foi fechado com a plataforma de streaming DAZN, dona dos direitos de transmissão da Série C do Brasileirão até o fim de 2022 — por ano, o DAZN paga cerca de R$ 20 milhões para a CBF pelo torneio.

O horário seguirá o mesmo que é fixo desde 2019: sábados à tarde, às 17h (horário de Brasília). A Band decidiu mudar o modelo de negócio da Série C por causa da grande quantidade de clubes de São Paulo este ano. Ao todo, são cinco times: Mirassol, Novorizontino, Botafogo-SP, Oeste e Ituano.

Apenas a Grande São Paulo não verá os jogos da Série C. Todas as outras emissoras do interior, como Band Mais (Campinas), Band Paulista (São José do Rio Preto), Band Vale (Vale do Paraíba), TV Clube (Ribeirão Preto) e Thathi Litoral (São Vicente e Santos) vão passar os jogos dos clubes citados acima.

A Band sempre teve muito interesse em continuar com a Série C por causa do bom faturamento e dos altos índices de audiência que a terceira divisão nacional alcançou nos últimos anos. Em Belém (PA), por exemplo, jogos de Remo e Paysandu chegam perto de 30 pontos de Ibope na capital do Pará. Em Recife (PE), partidas do Santa Cruz chegavam a picos de até 9 pontos de Ibope - vencendo Record e SBT.

O regulamento da Série C do Brasileirão é diferente em relação às duas primeiras divisões do futebol nacional. O torneio é disputado por 20 clubes, divididos em dois grupos, todos dentro de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Ao final, os quatro primeiros colocados de cada grupo irão para a fase quadrangular, dividida em dois grupos.

O primeiro lugar de cada chave vai para a final da competição, enquanto os dois melhores de cada grupo ascendem à Série B. Já os dois últimos dos grupos da primeira fase são rebaixados à Série D, a quarta divisão nacional.