Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo e Band vão ter programas de domingo direto do Japão na Olimpíada

Barbara Coelho, apresentadora do Esporte Espetacular: estará no Japão para cobrir Jogos Olímpicos - Reprodução/Instagram
Barbara Coelho, apresentadora do Esporte Espetacular: estará no Japão para cobrir Jogos Olímpicos Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

19/05/2021 20h05

A Globo e a Band fecharam um esquema para cada uma das emissoras terem seus programas esportivos de domingo comandados diretamente do Japão durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, a partir de julho. Tanto o "Esporte Espetacular" como o "Show do Esporte" serão apresentados diretamente do país-sede dos jogos.

A coluna apurou que Bárbara Coelho, que será uma das 50 pessoas enviadas para a cobertura pela Globo para o Japão, vai apresentar parte do "Esporte Espetacular" com os destaques olímpicos. Lucas Gutierrez fica no Rio de Janeiro e falará dos assuntos nacionais, como Brasileirão e reportagens sobre futebol em si.

A ideia é que Bárbara também faça conteúdos especiais no período em que estiver no Japão e realize entradas ao vivo diariamente durante os Jogos Olímpicos. O "Esporte Espetacular" aposta na Olimpíada para aumentar seus índices, que caíram nas últimas semanas com a concorrência contra a Fórmula 1 na Band.

Falando na concorrente global, a Band também terá seus apresentadores no Japão. Glenda Kozlowski e Elia Júnior serão enviados para o país-sede. A dupla vai apresentar apresentar o "Show do Esporte" por lá, mesmo com o fuso horário diferente, e deve ter o apoio de uma jornalista, que ficará nos estúdios do Brasil.

Mesmo sem os direitos dos Jogos Olímpicos em televisão aberta, a Band vai explorar o evento em seu programa esportivo, aproveitando os enviados e o conteúdo que será produzido para a transmissão no BandSports, seu canal esportivo na TV por assinatura - que transmitirá o evento na TV paga.

Além das equipes de reportagem do BandSports, de Elia Júnior e Glenda Kozlowski, a emissora mandará ao Japão Álvaro José, referência em jornalismo olímpico no Brasil e apelidado de Sr. Olimpíada. As equipes da Globo e da Band serão reduzidas atendendo ao pedido do Comitê Olímpico Internacional por causa da pandemia do novo coronavírus.

Além do canal pago da Band, o SporTV transmitirá a Olimpíada na TV por assinatura. Na TV aberta, os Jogos de Tóquio, que começam no dia 23 de julho, serão exclusivos da Globo.