Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo exibe reality culinário na quarta para cumprir acordo do Paulistão

Palmeiras e São Paulo vão decidir a final do Campeonato Paulista 2021 - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Palmeiras e São Paulo vão decidir a final do Campeonato Paulista 2021 Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Colunista do UOL

18/05/2021 04h00

A Globo vai fazer uma mudança importante na programação para transmitir o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista 2021 nesta quinta-feira (20), às 22h (de Brasília). O duelo entre Palmeiras e São Paulo vai ocupar o horário em que normalmente são exibidos o reality "Mestre do Sabor" e a série "The Good Doctor". As duas atrações serão transmitidas excepcionalmente um dia antes.

Essa foi a solução encontrada para ter a decisão em um horário interessante, que agradasse a Globo e cumprisse as 48 horas de intervalo combinadas com os atletas entre um jogo e outro no Estadual. Palmeiras e São Paulo jogam na noite de terça-feira (18) contra Defensa y Justiça (ARG) e Racing (ARG), respectivamente, pela Libertadores da América.

O reality culinário terá exibição nas noites de quarta, às 22h30 (horário de Brasília). Comandado pelo chef Claude Troisgros e João Batista, além da atriz Monique Alfradique, o programa não poderia ser cancelado porque é um sucesso de faturamento. Mesmo não sendo campeão de audiência (marca 16 pontos na Grande São Paulo), a atração tem muitos anunciantes.

Logo após o programa, a Globo exibe a série americana "The Good Doctor", uma das mais queridas no Brasil atualmente. Na noite de quinta, São Paulo x Palmeiras começa logo após a novela "Império", às 21h50 (com bola rolando às 22h). O jogo entrega diretamente para o "Jornal da Globo", apresentado por Renata Lo Prete.

A coluna apurou que, mesmo com o fator comercial do "Mestre do Sabor" pesando, a Globo tem um contrato para cumprir com a Federação Paulista de Futebol. Como já foi informado pela coluna, a emissora precisa transmitir pelo menos um jogo na fase de mata-mata e as finais em TV aberta de forma obrigatória.

Foi por esse motivo que o Corinthians jogou em uma terça-feira à tarde e o Palmeiras teve de entrar em campo menos de 48 horas antes de um último jogo nas semifinais - porque não havia outro horário viável para a Globo. O contrato da emissora carioca com a Federação Paulista de Futebol (FPF) termina este ano. Já existem negociações para 2022. Globo, SBT, Band e RedeTV! estão conversando com a entidade.

Além do primeiro jogo na quinta (20), a Globo também exibe o jogo de volta no domingo (23), às 16h. SporTV e Premiere também exibem a competição.