PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo escala vôlei para enfrentar o GP de Mônaco da F-1 na Band

Jogadores da seleção brasileira de vôlei: jogo será exibido pela Globo contra GP de Mônaco de Fórmula 1 - Divulgação/FIVB
Jogadores da seleção brasileira de vôlei: jogo será exibido pela Globo contra GP de Mônaco de Fórmula 1 Imagem: Divulgação/FIVB
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

Colunista do UOL

17/05/2021 04h00

A Globo decidiu apostar pela primeira vez em um evento esportivo para concorrer com as transmissões da Fórmula 1 na Band - que até então vinha enfrentando o programa "Esporte Espetacular". A emissora terá, no domingo que vem (23), um jogo da seleção brasileira masculina de vôlei, que está em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A partida dos meninos do vôlei vai disputar o Ibope contra o Grande Prêmio de Mônaco, o mais tradicional da principal categoria de automobilismo do mundo. A seleção masculina de vôlei vai enfrentar a Venezuela em três amistosos de sexta (21) a domingo (23). O último será transmitido pela Globo.

Todos os outros jogos da seleção brasileira masculina de vôlei serão exibidos pelo SporTV2. Brasil e Venezuela se enfrentarão, às 19h, no dia 21; às 17h, no dia 22, e às 10h05, no dia 23. No mesmo dia do último amistoso, a seleção embarca para a Itália onde disputará a Liga das Nações, em junho. A Venezuela está classificada e será uma das seleções participantes dos Jogos de Tóquio.

Já o GP de Mônaco de Fórmula 1 manterá o projeto de cobertura da categoria pela Band, que vem sendo elogiado pelos fãs da F-1. O treino classificatório para o grid de largada terá exibição para boa parte do país no sábado (22), às 10h. No domingo (23), no mesmo horário, a corrida. A narração é de Sérgio Maurício, com comentários de Felipe Giaffone e Reginaldo Leme, e reportagens de Mariana Becker.

Será a primeira vez que a F-1 na Band vai disputar contra um outro evento esportivo. Até então, o "Esporte Espetacular", exibido no horário, conseguiu manter a liderança para a Globo. Mas a atração comandada por Bárbara Coelho e Lucas Gutierrez perdeu números na Grande São Paulo, caindo de 9 pontos para 7 contra a F-1.

Já a Fórmula 1 subiu em 300% o Ibope da Band - de 1 para 4 pontos, o que é excelente para os padrões do canal. No entanto, a categoria perdeu 55% do público sem a Globo. Em 2020, as corridas marcaram 9 pontos de audiência na antiga exibidora.

Transmitir vôlei neste horário era um plano da Globo desde o ano passado. Quando havia a possibilidade de perder a Fórmula 1, que ficou na Globo entre 1981 e 2020, a emissora já planejava ter a modalidade no horário por considerar que possui um público fiel de audiência e que atrai o mesmo público interessado na F-1: classe AB, de alto poder aquisitivo.