Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Dérbi foi marcado com menos de 48 horas do último jogo do Palmeiras

Mateus Vital (Corinthians) e Breno Lopes (Palmeiras) em disputa durante dérbi na Neo Química Arena - Marcello Zambrana/AGIF
Mateus Vital (Corinthians) e Breno Lopes (Palmeiras) em disputa durante dérbi na Neo Química Arena Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

16/05/2021 04h00

O Dérbi deste domingo (16) entre Palmeiras e Corinthians pela semifinal do Paulistão vai acontecer com menos de 48 horas em relação ao último jogo do Alviverde no Campeonato Paulista - o clube jogou até 21h15 na última sexta-feira (14) contra o Red Bull Bragantino. O contrato com a Globo e a aceitação dos clubes para esse "esquema" foram decisivos para isso acontecer.

Tudo começou quando a Globo confirmou em comunicado na noite desta sexta-feira (14) que iria exibir às 16h (horário de Brasília), uma das semifinais do Campeonato Paulista 2021. "O estado de São Paulo acompanha a primeira das semifinais do Paulistão. Os confrontos só serão conhecidos na noite desta sexta-feira. Corinthians e Mirassol já estão classificados. Os adversários saem dos duelos entre Bragantino x Palmeiras, e São Paulo x Ferroviária. Rio de Janeiro e as demais praças sem futebol assistem neste domingo ao filme 'A Cabana', na 'Sessão Telecine de Cinema'", confirmou a emissora.

O jogo entre os dois times só não se realizaria caso a Ferroviária vencesse o São Paulo, o que não aconteceu. A coluna apurou que a Federação Paulista de Futebol (FPF) alegou aos clubes que não se tinham outras datas disponíveis neste momento para o campeonato.

Outro fator determinante é a obrigação contratual da Globo com o campeonato. Por acordo, que termina neste ano, a emissora é obrigada a exibir em TV aberta pelo menos um jogo de mata-mata do Estadual, além dos dois confrontos das finais. Foi isso que fez o Corinthians ter um jogo transmitido na última terça (11) à tarde.

A Globo escalou o seu jogo às 16h de domingo porque este é o horário possível para o futebol neste momento em sua grade. Em outros horários da programação já existem compromissos comerciais e de conteúdo com atrações como "Fantástico" e "Domingão do Faustão", que são sucessos na emissora.

Corinthians e Palmeiras concordaram com o horário. Em abril, a FPF fez um acordo com atletas de que todos os jogos seriam marcados com pelo menos 48 horas de intervalo. Com o Dérbi às 16h, isso foi deixado de lado.

Em termos de audiência, existe otimismo na Globo. A expectativa é que Corinthians x Palmeiras possa chegar na casa dos 30 pontos de Ibope na Grande São Paulo.