Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corinthians x Palmeiras marca menor Ibope de dérbi durante a pandemia

Rony e Luiz Adriano comemoram segundo gol do Palmeiras na semifiinal - Ettore Chiereguini/AGIF
Rony e Luiz Adriano comemoram segundo gol do Palmeiras na semifiinal Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

16/05/2021 20h02

A transmissão da classificação do Palmeiras em vitória contra o Corinthians por 2 a 0 pela semifinal do Campeonato Paulista 2021 marcou índices bons para os padrões da Globo. No entanto, a partida representou o pior número de audiência do clássico entre os dois times desde o retorno do futebol durante a pandemia do novo coronavírus, em junho do ano passado.

Segundo dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela coluna, o jogo, narrado por Luís Roberto com comentários de Roger Flores e Caio Ribeiro, e reportagens de André Hernan e Edgar Alencar, marcou 24 pontos de média com picos de 26. No mesmo horário, o SBT marcou 6 pontos com Eliana, a Record obteve 5 com Rodrigo Faro e a Band fechou com 1 na exibição do "Show do Esporte".

O índice é excelente para os padrões da Globo no domingo. Normalmente, a maior audiência da emissora, o "Fantástico", costuma marcar entre 22 e 23 pontos na capital paulista. Mas os números são bem abaixo dos obtidos recentemente nas transmissões do maior clássico paulista.

Nos últimos três confrontos entre Palmeiras e Corinthians, já durante a pandemia do novo coronavírus, a Globo obteve pelo menos 30 pontos de audiência em todos eles. Em 22 de julho de 2020, o dérbi pela primeira fase do Paulista marcou 30 pontos de Ibope. Já os dois jogos das finais do Paulistão 2020 entre os dois clubes marcaram 35 pontos - um deles foi exibido em um sábado à tarde, dia com menos alcance de audiência.

Mesmo assim, o jogo também deu o recorde do Campeonato Paulista 2021 na Globo. Até então, nenhum dos jogos havia passado da casa dos 20 pontos de audiência. Internamente, porém, havia a expectativa de que o jogo, por todo o histórico, passasse da casa dos 30 pontos de audiência de alguma forma.

Os dados prévios podem sofrer alterações no consolidado divulgado pelo Ibope nesta segunda (16).