Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Record vai transmitir finais do Carioca com Fla-Flu para todo o Brasil

Lance do duelo entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã: clubes vão definir Carioca 2021 com transmissão da Record - Thiago Ribeiro/AGIF
Lance do duelo entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã: clubes vão definir Carioca 2021 com transmissão da Record Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

11/05/2021 19h57

A Record oficializou na noite desta terça-feira (11) que vai transmitir para todo o Brasil, inclusive para a Grande São Paulo e outros estados, as finais do Campeonato Carioca 2021 entre Flamengo e Fluminense. Os jogos serão disputados nos próximos dois sábados, dias 15 e 22 de maio, a partir das 21h05 (horário de Brasília).

Até então, apenas 13 estados e o Distrito Federal vinham exibindo jogos do Campeonato Carioca. No modelo de negócio, as afiliadas da emissora pagavam uma cota fixa para que parceiras exibissem o sinal dos confrontos desde a primeira rodada —o Estadual foi adquirido pela Record do Rio de Janeiro.

Inicialmente, a ideia da Record era mostrar as finais do Carioca em duas tardes de domingo. A mudança no dia pretendido ocorreu por causa do SBT. No dia 18 de maio, terça-feira, às 21h30, o Fluminense tem jogo pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores da América contra o Junior Barranquilla (COL). A partida será exibida pelo SBT para grande parte do país com narração de Luiz Alano e comentários de Mauro Cezar Pereira.

A Conmebol não mudaria a data do confronto por questões de calendário. Ao mesmo tempo, Ferj, a federação carioca, não está marcando jogos com intervalos de 48 horas para seus clubes, para evitar o desgaste dos jogadores.

Até o momento, o Estadual do Rio marcou 9 pontos de média geral para a Record —superior ao que costuma obter, mas não necessariamente um estouro de audiência. É um número 50% menor em relação ao que a Globo conseguiu em 2020, sem ter o Flamengo em sua grade.

Dessa forma, o Fla-Flu decisivo ganha peso ainda maior para a TV paulista. Liderar a faixa horária seria um recado muito importante ao mercado, para dispersar a sensação de que o Carioca é um fracasso na emissora. No ano passado, SBT chegou a picos de 34 pontos no Rio de Janeiro com o jogo final entre Flamengo e Fluminense. O objetivo na Record é que, se os números não se repetirem, pelo menos a liderança inédita seja alcançada no Rio.

A transmissão da Record será com a equipe tradicional para os jogos na emissora. A narração será de Lucas Pereira, com comentários de Ricardo Rocha e Gutemberg de Paula Fonseca e apresentação de Mylena Ciribelli.