Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Contrato da Globo com Paulistão obrigou Corinthians a jogar terça à tarde

Gil, zagueiro do Corinthians: clube vai jogar terça à tarde para Globo cumprir contrato do Paulistão - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Gil, zagueiro do Corinthians: clube vai jogar terça à tarde para Globo cumprir contrato do Paulistão Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Colunista do UOL

10/05/2021 16h25

Na divulgação dos horários das quartas de final do Campeonato Paulista feita pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta segunda (10) chamou a atenção o horário de Corinthians x Inter de Limeira. O jogo foi marcado para esta terça (11), às 16h, com exibição em TV aberta na Globo (além de SporTV e Premiere). A razão para a transmissão em horário tão pouco usual foi um pedido feito pelo Grupo Globo para cumprir uma obrigação contratual.

A coluna apurou que, pelo acordo entre a emissora e a FPF, a emissora precisa exibir pelo menos um jogo do Paulistão em TV aberta em todas as fases de mata-mata e apenas o Corinthians poderia jogar em horário viável para que a Globo cumprisse essa cláusula.

O Timão joga na noite de quinta-feira (13) pela Copa Sul-Americana contra a Peñarol (URU), fora de casa, às 21h30. Com a regra da FPF permitindo que os clubes joguem com intervalo de 48 horas no Paulistão, somente o Corinthians poderia jogar dentro de um horário ajustado ao cumprimento do acordo da Globo.

Palmeiras e São Paulo jogam amanhã e quarta, respectivamente, pela Libertadores da América. Seus jogos no Estadual estão marcados para sexta-feira à noite horário em que a Globo exibe a novela das 21h, o maior Ibope da TV brasileira, e o "Globo Repórter", uma das maiores audiências e faturamentos do Jornalismo da emissora.

O Corinthians às 16h ajuda a Globo em um dia importante. Amanhã, a emissora exibe a estreia do reality show "No Limite", uma de suas principais apostas após o fim do "BBB21". A atração de audiência que o Corinthians tem pode ajudar a elevar os números do horário - vai até 18h, quando começa a faixa nobre da TV brasileira.

Esta será apenas a quinta transmissão do Campeonato Paulista na Globo. É o ano com menor exposição do campeonato em TV aberta da história do Estadual. O contrato com o Paulistão acaba neste ano e a emissora paga R$ 26 milhões para cada clube grande que disputa a competição.

A FPF está no mercado para tentar entender qual o melhor formato da competição para a partir de 2022. A Globo ainda não demonstrou interesse em renovar o acordo.