Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo "Globolixo" de Piquet é tratado como piada na Globo

Nelson Piquet e Bolsonaro durante a liberação de tráfego na ponte sobre o Rio Madeira - BR-364 (RO) - Transmissão
Nelson Piquet e Bolsonaro durante a liberação de tráfego na ponte sobre o Rio Madeira - BR-364 (RO) Imagem: Transmissão

Colunista do UOL

07/05/2021 17h54

Na manhã desta sexta-feira (7), o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet voltou a ofender a Globo, desta vez em um evento com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na inauguração de uma ponte na cidade de Porto Velho, em Rondônia, Nelson Piquet se referiu à emissora como "Globolixo", o que já tinha feito ao vivo na Band durante a abertura da temporada da Fórmula 1 em março.

A coluna apurou que o tema, porém, está sendo tratado como uma piada por profissionais e executivos nos bastidores da emissora. Isso porque ninguém entende a razão de Nelson Piquet ter começado a atacar a Globo sem motivos específicos de uma hora para outra.

A teoria mais aceita é que Piquet deseja se colocar contra a emissora, motivado por rancores antigos. O piloto sempre criticou a cobertura da Globo em relação à Fórmula 1, considerada por ele injusta, dando mais destaque aos feitos de Ayrton Senna que, como ele, também é tricampeão do mundo da categoria.

Uma outra tese é que Piquet quer se aproximar ainda mais do bolsonarismo e de seus fãs, notórios opositores da emissora. Desde as eleições de 2018, Nelson Piquet sempre se mostrou favorável ao presidente Jair Bolsonaro - muito por causa disto, foi convidado para esta viagem.

Na Globo, a ordem é ignorar as provocações do ex-piloto, tanto em seus jornalísticos quanto em seus programas esportivos. A única coisa que está liberada são criações brincando com a situação. Após o primeiro "Globolixo" de Piquet, por exemplo, o "Tá na Área" do SporTV fez uma sátira à ofensa do ex-piloto.

O novo "Globolixo" de Piquet aconteceu nesta manhã. Durante breve pronunciamento na inauguração de uma ponte em Porto Velho, após ser apresentado por Bolsonaro. "Nós temos uma pessoa, que elevou o nome do Brasil lá fora. Temos aqui uma pessoa, antes de um tricampeão mundial, um brasileiro que eu tô tendo o prazer de usufruir da amizade dele. Nelson Piquet", disse o presidente, passando o microfone para o ex-piloto.

"Só um pequeno lembrete, temos certeza que a 'Globolixo' não vai mostrar nada disso daqui", disse Piquet, que estava sem máscara no evento.

Em março, como convidado da Band, Piquet ofendeu a Globo durante o pré-corrida do GP do Bahrein de F1, o primeiro da emissora depois da categoria ficar 40 anos na Globo. O ex-piloto foi alvo de críticas pela declaração na ocasião.