Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Final da Copa do Nordeste lidera na TV paga e dá mais Ibope que Real Madrid

Jael puxa a fila de comemoração do seu gol pelo Ceará contra o Bahia, no estádio Pituaçu, pela Copa do Nordeste 2021 - Jhony Pinho/AGIF
Jael puxa a fila de comemoração do seu gol pelo Ceará contra o Bahia, no estádio Pituaçu, pela Copa do Nordeste 2021 Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Colunista do UOL

06/05/2021 20h37

Além de ter sido líder de audiência em Fortaleza e Salvador com a transmissão do SBT, o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste entre Bahia e Ceará, vencido por 1 a 0 pelo Vozão, no último sábado (1), também levou o Fox Sports, exibidor exclusivo da final para todo o Brasil em canais pagos, ao primeiro lugar de audiência na TV por assinatura.

Mais que isso: o regional marcou mais audiência que uma partida do Real Madrid, um dos clubes campeões de Ibope entre canais fechados. Segundo dados de audiência obtidos pela coluna, a transmissão comandada por João Guilherme, com comentários de Osvaldo Paschoal, Elton Serra e Renata Ruel, liderou na média geral com bola rolando, das 16h às 18h, com 1,33 ponto de média no PNT (índice de audiência medido pelo Ibope das 15 principais metrópoles do Brasil).

No mesmo horário, a ESPN Brasil, com a exibição de Real Madrid x Osasuna, pelo Campeonato Espanhol, marcou 1,07. Os resultados são muito bons para a Disney, dona dos dois canais: ambos venceram o SporTV e lideraram entre os canais esportivos da TV por assinatura. Mas chama a atenção a repercussão.

Bahia x Ceará, porém, foi a segunda maior audiência do ano da competição na TV paga. Na semifinal entre Bahia e Fortaleza, o Fox Sports teve a maior audiência do torneio nos últimos dois anos e a maior audiência na TV paga no dia em que foi exibida, com média de 1,97. Os outros canais esportivos somados não chegaram a 1 ponto, ficaram em 0,90.

A expectativa é que os índices de audiência sigam altos com o segundo jogo. O SBT Nordeste vai mostrar a finalíssima para a região em TV aberta, enquanto o Fox Sports transmitirá para todo o Brasil com a mesma equipe que comandou o primeiro jogo.

A plataforma de streaming Nordeste FC, disponível para assinantes do UOL Esporte Clube, também fará a transmissão. O Ceará será campeão se empatar o jogo. O Bahia leva o jogo para os penais se vencer por 1 a 0 e ganha o título se vencer por dois ou mais gols.