Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Band fecha com Banco do Brasil e consegue 4º patrocinador para Fórmula 1

Lewis Hamilton na Fórmula 1: Band consegue quarto patrocinador - Pool/Getty Images
Lewis Hamilton na Fórmula 1: Band consegue quarto patrocinador Imagem: Pool/Getty Images

Colunista do UOL

05/05/2021 12h00

A Band fechou acordo com o Banco do Brasil e a empresa estatal é mais uma patrocinadora das transmissões das corridas da Fórmula 1 neste ano. Com isso, a emissora já tem quatro patrocinadores para o evento. A expectativa é que as duas cotas restantes sejam vendidas até o final do mês.

A coluna apurou que o acordo foi fechado na semana passada e que representantes do banco foram até a sede da emissora para finalizar o acerto. Eles foram recebidos por executivos e pessoas que participam das transmissões da Fórmula 1. O Banco do Brasil começa a aparecer efetivamente a partir do GP da Espanha, no próximo fim de semana.

O Banco do Brasil se une a Claro, Philco e Heinekein como patrocinador das corridas. Além do patrocínio na TV aberta, a estatal também vai aparecer no BandSports, o canal esportivo de TV por assinatura do Grupo Bandeirantes, que exibe os treinos livres da principal categoria de automobilismo do mundo nas sextas e sábados de competição.

Ao todo, a Band colocou seis cotas no mercado publicitário pelo valor de R$ 20 milhões. O sistema de faturamento, que faz parte do contrato de transmissão entre Band e Liberty Media, prevê que as empresas dividam igualmente o lucro com anunciantes.

A previsão da operação total é que o alcance de faturamento chegue a R$ 120 milhões. Vale ressaltar, porém, que não é possível prever o valor arrecadado de fato, pois é normal que as emissoras concedam descontos em relação ao valor divulgado na tabela do plano comercial para seus parceiros.

Em alguns casos, essas reduções chegam ao patamar de 80% a 90% do custo previsto em tabela, dependendo da atração negociada. A Globo costuma ser exceção nesse padrão de desconto de valores.

Além da F1, a Band também transmite a Fórmula 2 e a Fórmula 3 no BandSports. Os anunciantes da Fórmula 1 também aparecem nas transmissões das duas categorias de acesso.