Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

SBT encaminha acordo para exibir Campeonato Cearense 2021 em TV aberta

Kely Pereira/AGIF
Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colunista do UOL

29/04/2021 18h40

A TV Jangadeiro, afiliada do SBT no estado do Ceará e uma das maiores parceiras da rede no país, encaminhou acordo para a transmissão dos jogos do Campeonato Cearense 2021, incluindo semifinais e finais. O Estadual tem dois clubes da Série A do Brasileirão: Ceará e Fortaleza. O Cearense é o segundo campeonato estadual que uma parceira da emissora de Silvio Santos adquire em um grande centro do Brasil —a Rede Massa, afiliada do Paraná, exibe o Campeonato Paranaense.

A informação foi dada inicialmente pelo jornalista cearense Alessandro Oliveira e confirmada pela coluna com diversas fontes. No acordo, segundo apurou a coluna, a Jangadeiro/SBT garante a exibição de partidas dos dois clubes grandes em TV aberta. A expectativa é que as transmissões comecem a partir da semana que vem. Se tudo der certo, o primeiro jogo será Ferroviário x Icasa, na quarta-feira (5), a partir das 22h.

A Jangadeiro e a Livemode preparam um anúncio conjunto para os próximos dias. Algumas pendências ainda estão sendo resolvidas, como o horário dos jogos, que precisam acontecer em um período livre na programação nacional do SBT. Nas tardes de domingo, por exemplo, atualmente não é possível encaixar a transmissão por causa de compromissos comerciais do programa da apresentadora Eliana.

Indiretamente, a compra de campeonatos estaduais é considerado algo bom para o projeto esportivo que o SBT quer ter e reforça os objetivos da emissora com o futebol. A rede em São Paulo dará apoio de divulgação e técnico para a TV Jangadeiro.

A negociação foi feita junto à Livemode, responsável pelo gerenciamento de marketing e direitos de transmissão do estadual do Ceará até 2025. A empresa faz o mesmo trabalho na Copa do Nordeste.

Até o ano passado, a TV Verdes Mares/Globo tinha posse dos direitos de transmissão do Estadual. Neste ano, porém, a emissora não conseguiu renovar o contrato por não ter um aporte financeiro do Grupo Globo para ajudar nas negociações.

A TV Jangadeiro e a Livemode já possuem boa relação por causa dos direitos da Copa do Nordeste —a emissora cearense faz parte do consórcio SBT Nordeste, que exibe a competição na região até o fim de 2022. Atualmente, a Copa do Nordeste é responsável pelas maiores audiências da emissora cearense. No mês passado, o clássico entre Ceará x Fortaleza marcou picos de 26 pontos na capital do estado durante a tarde de sábado.

Para todo o Brasil, o Cearense está disponível no pay-per-view e streaming Nordeste FC, disponível para assinantes do UOL Esporte Clube.