Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

SBT adia plano de final da Copa do Nordeste em rede nacional para 2022

Taça da Copa do Nordeste disputada por Ceará e Bahia neste ano: SBT só exibirá final para o Nordeste - Divulgação CBF
Taça da Copa do Nordeste disputada por Ceará e Bahia neste ano: SBT só exibirá final para o Nordeste Imagem: Divulgação CBF

Colunista do UOL

28/04/2021 18h54

O consórcio SBT Nordeste tentou, mas por causa do tempo curto do início de negociação com a rede nacional, as finais da Copa do Nordeste 2021 não serão exibidas para todo o Brasil. Com isso, os confrontos entre Bahia e Ceará, marcados para 1º e 8 de maio, terão TV aberta apenas para a região nordeste.

O Fox Sports mostra o jogo para todo o país na TV paga, assim como o pay-per-view Nordeste FC, disponível para assinantes da plataforma UOL Esporte Clube. Segundo apurou a coluna, o SBT Nordeste e a cabeça da rede em São Paulo concluíram que não havia tempo hábil para resolver as questões contratuais que impedem a exibição em rede.

A principal dessas cláusulas estabelece que o SBT só pode mostrar a competição em TV aberta para o Nordeste. Quem paga os direitos de transmissão é o consórcio SBT Nordeste, que inclui afiliadas da emissora de Silvio Santos em oito dos nove estados da região. A rede dá apoio técnico e divulgação para suas parceiras.

No entanto, ambas as partes já conversam para que em 2022, o último ano de contrato para a exibição da competição no SBT, a transmissão nacional possa ser realizada.

No Nordeste, a Copa do Nordeste é líder de audiência com frequência. Clássicos envolvendo times pernambucanos, baianos e cearenses passam de 20 pontos de audiência na região e vencem a Globo com facilidade.

Neste ano, por exemplo, o clássico entre Ceará x Fortaleza chegou a picos de 26 pontos em sábado à tarde na cidade de Fortaleza (CE). Na decisão da Copa do Nordeste 2021, Bahia e Ceará fazem uma revanche da final do ano passado, vencida pelo clube cearense. O duelo de ida será em Salvador (BA) e a volta, em Fortaleza (CE).