Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo terá equipe pequena para cobrir Eurocopa e Copa América; veja lista

Gabriela Ribeiro no Globo Esporte: repórter fará sua primeira cobertura de evento internacional na Copa América 2021 - Reprodução / Internet
Gabriela Ribeiro no Globo Esporte: repórter fará sua primeira cobertura de evento internacional na Copa América 2021 Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

27/04/2021 00h00

Além de fechar o esquema para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Globo também definiu estratégia e profissionais que irão para as coberturas da Eurocopa e da Copa América, a partir de junho. Com a covid-19 ainda em alta, os times serão reduzidos: sete nomes para a competição sul-americana e outros 15 para o torneio europeu.

Assim como nas Olimpíadas, apenas repórteres e produtores serão enviados para o local. Narradores e comentaristas farão as transmissões diretamente do Brasil, nos estúdios em São Paulo e Rio de Janeiro. A maioria dos enviados produzirá conteúdo para os programas esportivos da Globo.

Entre os destaques, está a repórter Gabriela Ribeiro, que fará sua primeira cobertura de evento internacional na Globo, com a Copa América. Além dela, serão enviados para a cobertura dos jogos da seleção brasileira os repórteres Edson Viana e Marco Aurélio Souza.

Para a Europa, serão quatro nomes de vídeo: Felipe Diniz, Julia Guimarães, Marcelo Courrege e Raphael De Angeli. Desses Courrege já está sediado no continente como correspondente - ele fica baseado em Londres, onde deve acontecer a maioria dos jogos da Eurocopa, que começa a partir de junho.

Em comunicado interno obtido pela coluna, Renato Ribeiro, diretor-executivo de Esportes, afirmou que a equipe da Eurocopa já seria pequena mesmo antes da pandemia: "Na Euro, não reduzimos tanto o tamanho da equipe - que não era tão grande - mas tomaremos os cuidados necessários com todos que irão viajar", afirmou.

Renato Ribeiro também justificou porque a Globo enviará cobertura para a Copa América, mesmo que seus direitos de transmissão sejam do SBT em TV aberta. "Mesmo sem os direitos da competição, vamos acompanhar de perto a seleção masculina na Colômbia. A Seleção está conosco nas Eliminatórias, nos amistosos e, no seu grande momento - a Copa do Mundo - e, por isso, merece sempre atenção especial", explicou.

Veja a lista completa:

Eurocopa

Repórteres:
Felipe Diniz
Julia Guimarães
Marcelo Courrege
Raphael De Angeli

Repcines:
Carlos Carvalho
Genito Junior
Rogerio Romera
Sinclair Jr.

Produtores:
Bruno Diniz
Daniel Mundim
Jorge Natan
Marcel Lins
Maurício Oliveira
Renata Heilborn
Thiago Benevenutte

Copa América

Repórteres:
Edson Viana
Gabriela Ribeiro
Marco Aurélio Souza

Repcines:
Carlos Trinta
Jordi Bordalba

Produtores:
Raphael Zarco
Victor Pozella