Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

SBT estuda transmitir final da Copa do Nordeste para todo o Brasil

Ceará vence o Vitória pela Copa do Nordeste: clube está na final da competição com o Bahia - Stephan Eilert / Ceará SC
Ceará vence o Vitória pela Copa do Nordeste: clube está na final da competição com o Bahia Imagem: Stephan Eilert / Ceará SC

Colunista do UOL

26/04/2021 04h00

O SBT estuda realizar a transmissão das finais da Copa do Nordeste entre Bahia e Ceará para todo o Brasil. Os jogos estão marcados para acontecer entre os dias 1º e 8 de maio.

A coluna apurou que existem conversas entre a cabeça de rede, em São Paulo, e a associação SBT Nordeste, consórcio de afiliadas da emissora de Silvio Santos que possui contrato com a competição e paga os direitos de transmissão.

As conversas são mais complicadas do que parecem, por causa de questões contratuais. Pelo acordo, inicialmente, as partidas do campeonato só podem ser mostradas em TV aberta para a Região Nordeste. No entanto, entende-se que a questão contratual pode ser ajustada porque existiu uma boa vontade de todas as partes. O SBT em São Paulo acredita que exibir o jogo seria muito importante para valorizar a competição e a cultura esportiva que a emissora quer criar.

Para as afiliadas do SBT Nordeste, seria bacana pela valorização do trabalho que é feito desde 2018 na região, e que ajudou a plantar a semente do futebol no SBT, que desabrochou de vez nos últimos sete meses. Para a empresa Livemode, que cuida do comercial da Copa do Nordeste, seria ótimo pela exposição inédita que uma rede nacional daria.

Até o momento, porém, não houve nenhum contato formal com a Livemode. A exibição depende de uma série de fatores, e não somente da boa vontade dos executivos. O dia dos jogos facilita: dois sábados, quando a programação do SBT é mais aberta do que uma tarde de domingo, por exemplo.

No Nordeste, a Copa do Nordeste é líder de audiência com frequência. Clássicos envolvendo times pernambucanos, baianos e cearenses passam dos 20 pontos de audiência na região e vencem a Globo com facilidade. Neste ano, por exemplo, o clássico entre Ceará x Fortaleza chegou a picos de 26 pontos em pleno sábado à tarde na cidade de Fortaleza (CE).

Bahia x Ceará disputam o jogo numa revanche da final do ano passado, vencida pelo clube cearense. A ida será em Salvador (BA), enquanto a volta acontecerá em Fortaleza (CE). Além do SBT Nordeste e a possibilidade em rede nacional, os jogos terão transmissão do Fox Sports na TV por assinatura.