Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Times brasileiros fazem Disney liderar Ibope da TV paga com Libertadores

Arrascaeta comemora seu gol pelo Flamengo diante do Vélez na Libertadores - Marcelo Cortes/Flamengo
Arrascaeta comemora seu gol pelo Flamengo diante do Vélez na Libertadores Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Colunista do UOL

25/04/2021 04h00

Os canais esportivos da Disney estão comemorando a audiência obtida na última semana com as transmissões da primeira rodada da Libertadores da América. Entre terça (20) e quinta (22), foram quatro jogos envolvendo clubes nacionais exibidos com sucesso. Todos eles foram líderes de audiência na TV por assinatura.

Segundo dados obtidos pela coluna, o Fox Sports foi o canal mais assistido da TV por assinatura entre o público masculino na terça (20), quarta (21) e quinta-feira (22) devido aos altos índices obtidos nas transmissões das partidas entre Santos x Barcelona (EQU) e Velez Sarsfield (ARG) x Flamengo na terça, Universitario (PER) x Palmeiras na quarta, e Fluminense x River Plate (ARG) na quinta-feira.

Em números absolutos, segundo apuração da reportagem, a maior audiência foi obtida com Fluminense x River Plate (ARG), que marcou 5 pontos de Ibope no PNT da TV paga (índice de audiência da TV medido pelo instituto nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil). Santos x Barcelona, Vélez (ARG) x Flamengo) e Universitário (PER) x Palmeiras marcou 4 pontos cada um. O jogo do Flamengo teve exibição também no SBT, e o do Fluminense no Facebook Watch.

As transmissões da Libertadores renderam participação elevada no número de TVs ao Fox Sports. O canal obteve ao menos 81% de share entre os canais esportivos com as transmissões do torneio continental envolvendo equipes brasileiras. A vitória do Flamengo sobre o Velez Sarsfield registrou pico de 92% de share para o canal esportivo da Disney. Ou seja, de cada 100 pessoas que viam um canal esportivo na TV por assinatura, 92 assistiam ao jogo do Flamengo.

Com os bons números dos jogos, o "Linha de Passe" se beneficiou diretamente com isso. A mesa redonda liderou a audiência entre todos os canais esportivos, sendo o vice-líder em toda a TV paga na terça-feira. Perdeu apenas para o Viva, que no horário, exibia a reprise das novelas "Da Cor do Pecado", "A Viagem" e "O Salvador da Pátria". A Disney tem focado as transmissões da Libertadores no Fox Sports e mantendo o pré-jogo com o "SportsCenter" e o pós-jogo com o "Linha de Passe" na ESPN Brasil.

Na próxima semana, a Disney espera manter a audiência em alta. Na próxima terça-feira (27), o Fox Sports exibe com exclusividade o confronto entre Flamengo e Unión La Calera (CHI), às 19h15. Na sequência, também no Fox Sports, o confronto entre Boca Juniors e Santos, às 21h30, em partida que será compartilhada com o Facebook.

Pelo fato da partida ser no mesmo horário, o grupo Disney decidiu exibir Palmeiras x Independiente del Valle (EQU) na ESPN Brasil, às 21h30 - será o primeiro jogo de Libertadores com time brasileiro que a ESPN exibe desde a fusão com a Fox, em maio de 2020.

Fechando a semana de transmissões com equipes brasileiras, o Fox Sports exibe São Paulo x Rentistas (URU) na quinta às 21h, em novo jogo compartilhado após o recente acordo entre Disney e Facebook.