Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fabíola Andrade aceita proposta e é a nova comentarista de futebol da Globo

Fabíola Andrade: repórter é a nova comentarista de futebol da Globo - Reprodução/SporTV
Fabíola Andrade: repórter é a nova comentarista de futebol da Globo Imagem: Reprodução/SporTV

Colunista do UOL

23/04/2021 17h27

A Globo confirmou nesta sexta-feira (23) para a coluna que a jornalista Fabíola Andrade, atualmente repórter esportiva na equipe de São Paulo, será a nova comentarista de futebol do Esporte da emissora. A profissional aceitou a proposta feita no mês passado pelos seus chefes e atuará em transmissões no SporTV e no Premiere.

Ainda não existe uma previsão exata de quando a estreia de Fabíola Andrade na nova função ocorrerá, mas a reportagem apurou que a jornalista vai começar a partir do próximo mês de maio. "Fabíola Andrade comentará alguns jogos nas próximas transmissões do SporTV e do Premiere", afirmou a Comunicação da Globo, em nota à coluna.

Fabíola Andrade tem dez anos no Grupo Globo e sempre atuou principalmente na cobertura do dia a dia de times paulistas como Corinthians e Palmeiras. Foi comentarista dos programas "SporTV News" e "Redação" até o último mês de dezembro, quando foi substituída da função para dar lugar a Carlos Cereto, que voltou a atuar na capital paulista depois de dois anos no Rio de Janeiro.

Antes de Fabíola Andrade, a Globo havia convidado Nadja Mauad, que trabalha nas transmissões de futebol no Paraná desde 2011. A repórter, no entanto, recusou a oferta. Nadja cobre o dia a dia de clubes como Athletico, Coritiba e Paraná.

É a segunda vez que a profissional recusou um convite formal para atuar como comentarista no Grupo Globo. Em 2019, a jornalista paranaense foi convidada pela Globo para o cargo após se destacar nos comentários da cobertura da Copa do Mundo feminina, exibida pelo SporTV naquele ano.

O objetivo com a escalação de Fabíola Andrade é aumentar a presença feminina em transmissões de futebol da emissora, algo que a Globo tem sentido necessidade nos últimos anos, principalmente com o investimento no futebol feminino.

Renata Silveira estreou como a primeira narradora da modalidade no Grupo Globo na história. Renata Mendonça e Ana Thaís Matos estão na função de comentaristas com sucesso. A Globo havia contratado também Nadine Basttos para comentar atuações da arbitragem, mas a ex-árbitra saiu nesta semana da Globo ao aceitar uma proposta do SBT.