Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Band e Claro fecham acordo para fazer primeira transmissão esportiva em 5G

Etapa da Stock Car disputada em Interlagos: categoria terá primeira transmissão 5G da TV brasileira - Duda Bairros/Vicar
Etapa da Stock Car disputada em Interlagos: categoria terá primeira transmissão 5G da TV brasileira Imagem: Duda Bairros/Vicar

Colunista do UOL

23/04/2021 16h58

A Band e a operadora de comunicações Claro fecharam acordo formal nesta sexta-feira (23) para realizarem a primeira transmissão esportiva com tecnologia 5G na televisão brasileira. O feito ocorrerá no próximo domingo (25), a partir das 15h, na primeira etapa da Stock Car Brasil, no autódromo de Goiânia (GO).

As duas empresas conversavam sobre a possibilidade faz alguns meses. O objetivo é mostrar como a nova tecnologia, que chegará em breve para o consumidor final do brasileiro, vai melhorar a qualidade das comunicações no país consideravelmente. A narração da corrida será de Sérgio Maurício, que também é titular da Fórmula 1 na emissora. Os comentários serão de Reginaldo Leme.

A transmissão contará com o apoio de um drone que irá captar todas as emoções da primeira etapa da corrida e enviar o sinal utilizando o 5G, instalado pela Claro no Autódromo de Goiânia para a central de edição da Band. As empresas Huawei, Qualcomm e Motorola vão auxiliar na produção.

Para acompanhar o evento, os espectadores ainda terão imagens exclusivas enviadas pelo "Mochilink" - uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão - que também utilizará a rede de quinta geração para transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade. A ideia é que estes recursos sejam utilizados ao longo da transmissão, para uma experiência ágil e imersiva do telespectador.

"A Claro inova mais uma vez ao testar a aplicação da rede de quinta geração em um setor tão relevante como é o de esportes e entretenimento no Brasil. Com o 5G, a Claro quer melhorar a experiência de como o telespectador se relaciona com a transmissão do seu esporte favorito", comentou Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro, para a coluna.

Para realizar a transmissão, a operadora instalou antenas compatíveis com a rede 5G e utilizou uma licença de uso temporário da frequência 3,5Ghz concedida à Claro pela Anatel - aplicando as frequências que serão utilizadas após o leilão previsto para o segundo semestre deste ano. Tudo isso para aproveitar o melhor que a rede 5G pode proporcionar, como a menor latência possível e as altíssimas velocidades.

"O Grupo Bandeirantes está sempre atento às inovações tecnológicas. O 5G está batendo à porta e vamos andar sempre junto com o que tem de melhor em transmissão e tecnologia. Estamos felizes por estarmos trabalhando com parceiros como a Claro, que conta com uma visão inovadora. Buscamos juntos sempre levar experiências diferentes para o telespectador e clientes da Band e da Claro", concluiu Caio Luiz de Carvalho, Diretor Geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes, para a reportagem.

Vale ressaltar que, além da ação na Stock Car, Band e Claro são parcerias na transmissão da Fórmula 1. A operadora é uma das patrocinadoras das corridas em 2021.