PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como "BBB21" impede Globo de mostrar jogos do Paulistão aos sábados à noite

Tiago Leifert, no "BBB21": força comercial do programa impede Paulistão nos sábados à noite da Globo - Reprodução/Globoplay
Tiago Leifert, no "BBB21": força comercial do programa impede Paulistão nos sábados à noite da Globo Imagem: Reprodução/Globoplay
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

Colunista do UOL

14/04/2021 13h54

Pelo menos nos dois primeiros finais de semana após o retorno do Campeonato Paulista, a Globo não vai exibir jogos do estadual. O Esporte da emissora até queria transmitir partidas no sábado à noite, mas fatores comerciais e de programação envolvendo o "Big Brother Brasil 21", reality de maior sucesso no canal atualmente, impediram isso.

A coluna apurou que a expectativa do Esporte da Globo era mostrar pelo menos uma partida no próximo sábado (17). Mas não foi possível porque já existiam compromissos com exposição de anunciantes neste dia. Nem mesmo uma regionalização, com partida apenas para o estado de São Paulo, foi cogitada.

Como a capital paulista é o principal mercado de televisão do Brasil, o caso dela é diferente de Porto Alegre, por exemplo, que flexibilizou a programação e exibiu Grêmio x Internacional no mês de março, na faixa do "BBB21". Naquele dia, também, era possível porque não se tinham tantos compromissos envolvendo o reality.

No próximo sábado, por exemplo, deve ocorrer a festa da semana no programa. Normalmente, a celebração dos 'brothers' costuma ser uma celebração patrocinada com um tema específico, envolvendo uma marca ou uma empresa que já seja anunciante fixa no reality show comandado por Tiago Leifert.

Apenas na edição deste ano, o "BBB21" conseguiu um faturamento de R$ 530 milhões somente com patrocinadores principais. Foi o recorde de arrecadação publicitária do reality.

Foram oito cotistas: Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald's, P&G, PicPay e Seara, Above e Organnact. Em ordem de importância publicitária, o "BBB21" só perde para o futebol na Globo.

O "Big Brother Brasil 21" tem final marcada para o dia 4 de maio. O que se sabe é que, no dia 8 de maio, está prevista a estreia da série "Vai que Cola" nas noites de sábado, logo após a novela "Império".

Mas, até meados de maio, a expectativa dos clubes é que jogos do Paulista possam acontecer mais cedo, antes das 20h, coisa que o Ministério Público de São Paulo não permite atualmente pelo protocolo em vigor no combate aos efeitos da pandemia do coronavírus.