PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Record confirma finais do Carioca aos domingos à tarde para todo o Brasil

Jogadores do Flamengo comemoram gol contra o Bangu, pelo Campeonato Carioca - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Flamengo comemoram gol contra o Bangu, pelo Campeonato Carioca Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

13/04/2021 15h35

A Record oficializou nesta terça-feira (13) que irá transmitir para todo o Brasil as finais do Campeonato Carioca 2021 - incluindo São Paulo, o principal mercado do país. Como a coluna já havia adiantado, os jogos vão acontecer em duas tardes de domingo, às 16h (horário de Brasília), provavelmente nos dias 16 e 23 de maio.

Tal oficialização acontece após uma divergência interna. A Record Rio, que comprou os direitos do Carioca, queria antecipar a exibição de jogos aos domingos para o último fim de semana. O objetivo era impulsionar a audiência, que ainda segue baixa nos sábados à noite. A cabeça de rede, em São Paulo, não autorizou.

Outro ponto importante é que os dois jogos serão mostrados para todos os estados da nação. Até o momento, a Record só exibe jogos do Carioca 2021 para 14 estados e o Distrito Federal. O motivo é o modelo de negócio adotado, onde a Record Rio vende o evento para afiliadas, que precisam pagar um valor que ajude a bancar a conta do estadual.

Por isso que estados como Ceará e Alagoas não assistem ao Carioca. Essas afiliadas se recusaram a pagar pelo valor pedido, por causa da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus - muitas parceiras locais tiveram queda de arrecadação publicitária.

As finais do Carioca devem enfrentar a sessão de filmes "Campeões de Bilheteria", da Globo. A expectativa da Record é conseguir ser líder de audiência no Rio, algo que a emissora não obteve até agora.

Até aqui, inclusive, a Record tem tido muitos problemas com audiência. O Carioca marcou seu índice mais baixo de Ibope no último sábado (10) com Volta Redonda x Botafogo, com 5 pontos de média. Para reverter os números, a emissora irá exibir Portuguesa x Flamengo no próximo sábado (17), às 21h - até agora, só o Rubro-negro tem marcado índices interessantes para a emissora.