Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que PSG x Bayern foi transmitido somente pelo Facebook no Brasil

Neymar abraça Pochettino após classificação do PSG na Champions League - CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS
Neymar abraça Pochettino após classificação do PSG na Champions League Imagem: CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS

13/04/2021 18h29

O telespectador que tentou assistir ao jogo PSG x Bayern de Munique pelas quartas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira (13) reclamou bastante de como foi difícil acompanhar a partida na rede social. Foram muitos travamentos técnicos, devido a alta demanda de acessos. Isso fez muita gente questionar por que essa partida não ter sido exibida pela televisão.

A coluna apurou que essa prioridade da TNT Sports em relação ao Facebook é por causa do contrato de exibição da Champions League no Brasil, que será finalizado em maio, quando acaba a temporada 2020/2021. A rede social tem direito à primeira escolha nas fases de grupos e mata-mata, até as quartas de final.

Com isso, o Facebook escolhe o melhor jogo que pode fazer para "bombar" na sua rede social. Como sabe que o PSG, de Neymar, tem um grande apelo de público, a rede social decidiu optar por PSG x Bayern.

A TNT Sports fica com a segunda escolha. Por isso, exibiu o confronto entre Chelsea x Porto. É por isso também que Real Madrid x Liverpool será mostrado somente no Facebook amanhã (14).

PSG x Bayern realmente respondeu bem na audiência e chegou a atingir mais de 3 milhões de telespectadores simultâneos, uma das maiores audiências em transmissões ao vivo de Esporte do Facebook. O recorde pertence à final da temporada 2019/2020, que atingiu pico de 4,2 milhões de pessoas de forma simultânea.

Procurado pela coluna para falar sobre os problemas que o público sofreu para assistir PSG x Bayern nesta terça, o Facebook ficou de enviar uma posição em breve. Assim que a comunicação da rede social acontecer, a reportagem será atualizada.

Vale lembrar que o Facebook deixará as transmissões esportivas ao final dos contratos da Champions League, em maio deste ano, e da Libertadores, em dezembro de 2022. O objetivo da rede social daqui para frente é apostar em engajamento com marcas.

A partir da temporada 2021/2022 e até a temporada 2023/2024, o SBT vai exibir jogos em TV aberta da Champions League. A TNT Sports continuará com a exibição em TV paga e no streaming, através do Estádio TNT Sports.