PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após bom Ibope, Band vai exibir todos os treinos da Fórmula 1 em TV aberta

Hamilton celebra vitória no GP do Bahrein de Fórmula 1 - Reprodução/Twitter
Hamilton celebra vitória no GP do Bahrein de Fórmula 1 Imagem: Reprodução/Twitter
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

10/04/2021 04h00

Por causa dos bons resultados obtidos na estreia no Grande Prêmio do Bahrein no fim de março, a Band vai repetir a estratégia e vai transmitir todos os treinos que definem o grid de largada dos Grandes Prêmios de Fórmula 1.

A novidade começará no GP de Emilia-Romana, na Itália, que acontece no sábado que vem (17), a partir das 10h. A corrida será no domingo (18), no mesmo horário.

Inicialmente, o treino para o grid de largada seria apenas uma atração para o primeiro fim de semana, ficando restrita ao Band Sports no restante da temporada. A coluna apurou, porém, que a audiência muito boa obtida fez os planos mudarem. Assim como aconteceu antes, o treino será exibido para todo o Brasil.

A Band ainda ajusta com suas afiliadas, já que essa faixa é dedicada ao horário local. No GP do Bahrein, a exibição do treino triplicou a média de audiência no período. Além disso, o Q3, que define os dez primeiros colocados do grid e no qual Max Verstappen levou a pole, venceu a Record por alguns minutos e chegou ao terceiro lugar de Ibope em São Paulo - algo raro para a emissora no horário.

Segundo dados de audiência da Grande São Paulo obtidos pela coluna, o treino narrado por Sérgio Maurício, com comentários de Felipe Giaffone e Reginaldo Leme, marcou 2 pontos de média com picos de 3 com os carros na pista, entre 12h e 13h05, no último dia 27 de março.

A Globo marcou 13 pontos com o "SP1" e o início do "Globo Esporte". O SBT marcou 5 com o "Sábado Animado" e a série "The Thundermans". A Record marcou 3 com o programa "A Escola do Amor" e o início do "Balanço Geral".

Para efeito de comparação, com a exibição dos programas "Nosso Agro", "Verdade & Vida" e Encantadores de Pets", uma semana antes do treino do GP do Bahrein, a Band marcou 0,6 ponto na faixa. Entre 12h50 e 13h05, a Band também conseguiu vencer a Record por nove minutos, com picos de 3 pontos contra 2 da concorrente, e a Fórmula 1 chegou a beliscar o terceiro lugar no ranking de TVs. Internamente, o resultado foi muito comemorado na Band.

Muito por causa da exibição do treino, a corrida no dia seguinte marcou 5 pontos de média com 6 de pico e incomodou a Record e o SBT no horário - mais tardio que o normal. Com a exibição às 10h, a ideia é trazer uma audiência ainda melhor e conseguir disputar até a vice-liderança na faixa.