Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo vai ao mercado para viabilizar jogos do Brasil nas Eliminatórias

Tite comanda a seleção brasileira durante partida contra o Uruguai pelas Eliminatórias em 2020 - Raúl Martínez-Pool/Getty Images
Tite comanda a seleção brasileira durante partida contra o Uruguai pelas Eliminatórias em 2020 Imagem: Raúl Martínez-Pool/Getty Images

09/04/2021 04h00

A Globo está negociando com as federações internacionais com intermediação da empresa Mediapro os direitos de jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Para isso, a emissora foi ao mercado e está tentando encontrar anunciantes que ajudem a pagar esta conta.

A informação foi dada inicialmente pelo canal Futeboteco e confirmada pela coluna. O UOL Esporte apurou que a Globo ainda não dá como certa a exibição dos jogos, que voltam a ser disputados a partir do segundo semestre, porque espera a venda no mercado publicitário do pacote "Paixão Verde Amarela", que faz parte do projeto "Futebol: Paixão de Norte a Sul", revelado em primeira mão pela coluna na semana passada.

Parte do valor arrecadado pela Globo vai para a Mediapro e as federações, o que viabiliza a transmissão das partidas. A emissora não pretende comprar os jogos de outros países, mas apenas da seleção. A Globo entende que o pacote completo fica totalmente inviável pela situação atual da crise decorrente da pandemia do novo coronavírus.

No pacote "Paixão Verde Amarela", a Globo promete a presença de seu parceiro em um break exclusivo de 30 segundos durante o "Show do Intervalo" das partidas da seleção brasileira.

A emissora promete exibir 14 partidas do Brasil. A reportagem apurou que a ideia é exibir sete jogos do Brasil em casa e fora na competição. A Copa América desse ano, vale lembrar, não foi comprada pela Globo.

A previsão de entrega vai até março de 2022, quando terminam as Eliminatórias da Copa do Catar, que será realizada no fim do ano. As duas cotas, para SP, são oferecidas por R$ 4,2 milhões no total. O pacote está disponível em 13 regiões metropolitanas, o que fará o valor arrecadado aumentar bastante.

Após desacordo com a TV Walter Abrahão no início do ano, a dona dos direitos ofereceu os jogos da seleção para Globo e Record. A emissora carioca sempre foi a prioridade por ter o maior alcance.

Procurada para falar sobre o assunto, a Globo confirmou que está em negociações pelos direitos fora de casa da seleção brasileira: "A Globo tem, até o momento, sete jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias disputados em casa e o clássico contra a Argentina em Buenos Aires. Estamos em negociação para as demais partidas, mas ainda não chegamos a um acordo. De toda forma, temos a convicção de que vamos atender aos nossos compromissos da melhor forma possível para nossos parceiros comerciais".