Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Global, Jota Jr. não recebeu 2ª dose da vacina por falta de imunizantes

Jota Júnior, narrador do SporTV: vacinado em 1º dose, mas sem 2º - Reprodução/SporTV
Jota Júnior, narrador do SporTV: vacinado em 1º dose, mas sem 2º Imagem: Reprodução/SporTV

09/04/2021 04h00

A falta de vacinas no Brasil neste momento agudo da pandemia impediu que o narrador da Globo Jota Júnior, de 72 anos, tomasse a segunda dose para completar sua imunização da covid-19 ontem (8). Não há previsão de quando ele tomará o imunizante, o que dificulta seu retorno às transmissões.

A coluna confirmou a informação com o próprio narrador. Jota tomou a primeira dose em 17 de março e tinha a segunda marcada para esta última quinta-feira. Agora, ele vai permanecer em sua casa, em Americana, no interior de São Paulo, esperando novas vacinas chegarem onde mora e um novo agendamento para completar sua imunização.

Caso tivesse tomado a segunda dose, Jota Júnior poderia ser liberado para retornar ao trabalho no fim de abril pela Globo, assim como deve acontecer com Galvão Bueno. O titular do Esporte global, após tomar suas doses de vacina, voltará à ativa no próximo domingo (11) para narrar a Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo, caso a partida seja realmente disputada —ontem à tarde, decisão do TRF-1 restabeleceu a proibição de jogos em Brasília, onde o jogo está programado.

Além de Jota Júnior, Milton Leite é outro narrador que continua afastado do Grupo Globo por integrar o grupo de risco da covid-19. Com o número de mortes batendo recordes, o Esporte da Globo tornou mais rigoroso o protocolo de produção dos seus programas.

Atrações como "Seleção" e "SporTV News" passaram a ter apenas o apresentador no estúdio, sem comentaristas in loco. O "Bem Amigos!" tirou dois profissionais do estúdio e conta somente com três nomes —um apresentador e dois comentaristas.

Jota Júnior está no SporTV desde 1999. Antes, o narrador teve passagem marcante pelo Grupo Bandeirantes, onde atuou no rádio e na TV. Por lá, narrou as Copas do Mundo de 1986 no México, 1990 na Itália, 1994 nos Estados Unidos, e de 1998 na França. No SporTV, transmite eventos de futebol nacional, principalmente partidas dos clubes paulistas na Série A e Série B do Campeonato Brasileiro. Jota tem contrato com o Grupo Globo até 2022.