Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Juventude fecha com Globo por Brasileirão em TV aberta e PPV até 2024

Eltinho comemora gol do Juventude contra o Grêmio, pelo Campeonato Gaúcho: clube fecha com Globo até 2024 por Brasileirão - Fernando Alves/ECJuventude
Eltinho comemora gol do Juventude contra o Grêmio, pelo Campeonato Gaúcho: clube fecha com Globo até 2024 por Brasileirão Imagem: Fernando Alves/ECJuventude

05/04/2021 20h20

O Juventude fechou com o Grupo Globo nesta segunda-feira (5) o contrato de direitos de transmissão para a exibição dos jogos do Campeonato Brasileiro na TV aberta e no pay-per-view até 2024. Com isso, apenas o Cuiabá, promovido recentemente à Série A, não possui contrato de televisão.

A novidade foi confirmada pela emissora em comunicado. No acordo, o clube de Caxias do Sul entra na divisão de contrato da TV aberta com os outros 18 clubes da Série A. Chamado de divisão "40-30-30", 40% do valor total será dividido igualmente no início da competição, em maio. Esse valor normalmente supera os R$ 20 milhões para cada clube.

As outras duas fatias de 30% dependem do número de partidas transmitidas e da posição final na tabela do Brasileirão. Rebaixado, o time não tem direito ao último item. O contrato só é válido enquanto o Juventude estiver na Série A. Se o clube cair, entra no contrato de Série B, que prevê pagamento de R$ 6 milhões por clube em contrato firmado com a CBF.

No pay-per-view, o Juventude receberá um valor proporcional ao número de torcedores que assinou o serviço para ver o clube gaúcho. Para isso, é importante um trabalho com torcedores para que eles se cadastrem no Premiere e declarem torcida para o time.

Na TV fechada, o Juventude tem acordo com a TNT Sports e terá seus jogos contra outros seis clubes no Brasileirão 2021 mostrados pelo projeto de TV paga. O contrato na TV paga também é até 2024.

Com isso, apenas a situação do Cuiabá fica indefinida. O clube do Centro-Oeste recusou a primeira proposta da Globo para os direitos em todas as mídias. Por ora, não ocorrem negociações entre Globo e Cuiabá.

Veja a situação do seu clube com a TV para o Brasileirão em 2021:

Sem contrato em nenhuma mídia

Cuiabá

Globo (TV aberta) e Turner (TV fechada)

Athletico

Globo (TV aberta e PPV) e Turner (TV fechada)

Ceará, Fortaleza, Paysandu, Juventude, Santa Cruz, Paraná, Palmeiras, Santos, Bahia e Ponte Preta

Globo (TV aberta, TV fechada e PPV)

Internacional, CRB, CSA, Vitória, Atlético-GO, Goiás, Vila Nova, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Boa Esporte, Sport, Náutico, Londrina, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio, Brasil-RS, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Corinthians, São Paulo, Bragantino, São Bento, Coritiba e Oeste.