Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo estreará na Copa do Brasil sem paulistas e terá Vasco em jogo inicial

Zeca, do Vasco, comemora gol: clube será atração da abertura da Copa do Brasil na TV Globo - ANDRE MELO ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO
Zeca, do Vasco, comemora gol: clube será atração da abertura da Copa do Brasil na TV Globo Imagem: ANDRE MELO ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO

30/03/2021 04h00

A Globo definiu que começará a transmitir os seus primeiros jogos da Copa do Brasil 2021 em TV aberta no próximo dia 7 de abril, uma quarta-feira. Não haverá partidas com apelo para o público de São Paulo, o principal mercado de televisão do Brasil. A emissora apostará no Vasco, que este ano joga a Série B do Brasileirão. Botafogo, Bahia e Cruzeiro também serão atrações.

A coluna apurou que a primeira partida exibida para grande parte do país será Tombense-MG x Vasco, às 21h30 (horário de Brasília). Haverá uma partida regionalizada, apenas para o estado da Bahia, com a transmissão de Bahia x Manaus, no mesmo horário. Estes jogos ainda não possuem local definido por causa da pandemia do novo coronavírus onde muitas cidades proibiram jogos de futebol.

Enquanto o Rio de Janeiro e boa parte do Brasil assistirão ao futebol, o público de São Paulo vai acompanhar a sessão de filmes "Cinema Especial". O motivo é que três clubes paulistas (São Paulo, Palmeiras e Santos) estão na Libertadores, exibida pelo SBT, e só entram na Copa do Brasil em fases futuras. O Corinthians já passou das duas primeiras fases e só jogará mais adiante também.

As transmissões do dia 14 de abril também estão definidas e novamente não vai cobrir o estado de São Paulo. Para grande parte do país, a Globo vai exibir a partida entre ABC (RN) x Botafogo, às 21h30. Para o estado de Minas Gerais, o jogo transmitido terá América-RN contra o Cruzeiro. Os locais dos confrontos ainda não estão confirmados.

Os jogos de Vasco e Botafogo devem ser narrados por Luís Roberto, que volta de férias da Globo nesta semana. Curiosamente, os dois clubes estão na segunda divisão nacional, mas não devem perder exposição na emissora, que pretende acompanhar suas campanhas fazendo revezamento com Flamengo e Fluminense nas transmissões da TV aberta.

A Copa do Brasil tem contrato com a Globo até 2022 em TV aberta.