Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo admite erro com Bahia e recuperará artilheiro musical no "Fantástico"

Gilberto comemora gol marcado pelo Bahia: atacante fez 4 gols na Copa do Nordeste e não pediu música no Fantástico - Jhony Pinho/AGIF
Gilberto comemora gol marcado pelo Bahia: atacante fez 4 gols na Copa do Nordeste e não pediu música no Fantástico Imagem: Jhony Pinho/AGIF

A Globo assumiu ter cometido um erro ao ignorar os quatro gols do atacante Gilberto, do Bahia, na goleada por 5 a 0 contra o Altos-PI pela Copa do Nordeste no último domingo (28). A emissora não exibiu os gols da partida dentro do "Fantástico" e não deu o direito ao jogador de pedir uma música —quem faz três gols em um jogo pode escolher uma canção no programa durante a exibição das jogadas.

Para a coluna, a emissora confirmou o fato e pediu desculpas pela situação. "Houve um erro, mas no próximo domingo, Gilberto, do Bahia, escolherá sua música como artilheiro musical", afirmou a Comunicação da Globo. A correção ocorre após torcedores do Bahia reclamarem nas redes sociais, principalmente no Twitter, do programa apresentado por Tadeu Schmidt e Poliana Abritta.

O blog apurou que ninguém entendeu o equívoco dentro da atração. A Copa do Nordeste já teve outros jogos exibidos no programa. Mas a forma como aconteceu chateou adeptos do Bahia e até a própria organização do principal campeonato regional do país, que se pronunciou nas redes sociais afirmando que a culpa disso não foi falta de liberação de imagens.

"Ontem, os gols de Bahia 5 x 0 Altos não foram exibidos no 'Fantástico', da Rede Globo; assim como Gilberto, autor de 4 gols, não teve a oportunidade de pedir música, como é de praxe no programa. Muitos torcedores perguntaram se a Copa do Nordeste não liberou a utilização das imagens, então, aproveitamos para reforçar que todos os gols da competição são disponibilizados para que as emissoras interessadas utilizem em suas programações. A decisão de não exibir os gols no 'Fantástico' de ontem foi exclusiva da Rede Globo", disse a competição oficialmente.

Entre os eventos esportivos exibidos pelo "Fantástico", estiveram o Campeonato do Mato Grosso, que conta com o Cuiabá na Série A e é exibido pela afiliada da Globo em TV aberta, entre outros estaduais. O Carioca, que é exibido pela Record em TV aberta, também teve os seus gols exibidos. Ou seja, o problema não foi uma retaliação pela Copa do Nordeste ser do SBT.

A competição regional é exibida pelo canal de Silvio Santos com sucesso. Na temporada 2021, clássicos entre Bahia x Vitória e Ceará x Fortaleza lideraram a audiência na Bahia e no Ceará com larga vantagem sobre a Globo. O contrato do SBT Nordeste com a competição vai até 2022.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Cuiabá disputa o Estadual do Mato Grosso, não do Mato Grosso do Sul.