Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Audiência: com Palmeiras, Globo perde 12 pontos em São Paulo sem o "BBB21"

Gustavo Gómez comemora gol do Palmeiras contra o São Bento - Cesar Greco
Gustavo Gómez comemora gol do Palmeiras contra o São Bento Imagem: Cesar Greco

25/03/2021 14h27

O empate entre São Bento e Palmeiras por 1 a 1 pelo Campeonato Paulista exibido ontem (24) pela Globo diretamente de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, fez despencar o Ibope da emissora em relação à mesma faixa na semana passada. Marcada para acontecer 24 horas antes pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o jogo morno marcou índices baixos para os padrões globais.

Segundo dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela coluna, a partida narrada por Cléber Machado marcou 19 pontos de média entre 22h e 0h. No mesmo horário, o SBT marcou 8 pontos com "Chiquititas", "Jogo das Fichas" e o "Programa do Ratinho". A Record ficou com 7 pontos ao exibir "Topíssima" e o programa de auditório "A Noite é Nossa", comandado por Luiz Bacci.

Mesmo que tenha sido líder de Ibope com tranquilidade, o que chama a atenção é a queda em relação à programação normal da Globo. Na semana passada, com a novela "Amor de Mãe", o reality show "Big Brother Brasil 21" e o documentário "Em Nome de Deus", a Globo marcou 26 pontos entre as duas horas de partida. É uma queda de 26,7% nos dados.

Quando compara-se apenas com o reality comandado por Tiago Leifert, a queda clara de audiência fica ainda mais acentuada. Na semana passada, exibido entre 22h40 e 23h30, o reality teve média de 31 pontos de Ibope na capital paulista. Com os 19 do jogo nesta faixa ontem, a Globo caiu 38,7% nos números.

A partida foi exibida pela Globo porque o dia 24 de março já era uma data marcada para a volta dos Estaduais nesta faixa de quarta. O que mais chamou a atenção na transmissão de São Bento x Palmeiras foi a sinceridade de Cléber Machado ao fim do jogo. Ao ter que anunciar as próximas transmissões do Paulistão, o narrador afirmou que não sabia quando elas iriam acontecer, tamanha a indefinição deste momento.