Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Disney fecha acordo para exibir nova competição de clubes da Uefa até 2024

UEFA Europa Conference League vai estrear na próxima temporada: ESPN e Fox Sports vão exibir competição no Brasil - Reprodução
UEFA Europa Conference League vai estrear na próxima temporada: ESPN e Fox Sports vão exibir competição no Brasil Imagem: Reprodução

24/03/2021 04h00

Os canais esportivos da Disney fecharam nesta semana mais um acordo de direitos de transmissão do futebol. A partir de agosto, a ESPN e o Fox Sports vão exibir a nova competição de clubes da Uefa, a Europa Conference League. Reunindo clubes de países que não costumam participar com frequência das competições europeias, o torneio terá exibição no Brasil garantida o ano de 2024.

A coluna apurou que o acordo foi costurado junto com a renovação dos direitos de transmissão da Liga Europa, que ficará na Disney por mais três temporadas —entre 2021/2022 e 2023/2024. A Team, agência de marketing responsável por negociar eventos da entidade europeia, vendeu a Liga Europa junto com a Conference League para garantir que uma emissora comprasse o evento.

Como contará com equipes que não têm grande apelo de audiência, o medo da Uefa era que a Conference não tivesse exibição em um mercado importante como o Brasil. Ou seja, as três primeiras edições da Conference League, entre 2021/2022 e 2023/2024, vão ser exibidas pela Disney na ESPN e no Fox Sports, enquanto ele existir.

Com isso, a Uefa já garantiu exibição de todos os seus eventos de clubes na TV brasileira a partir da temporada 2021/2022. A Champions League está fechada com o SBT (TV aberta) e a TNT Sports (TV por assinatura). A Liga Europa terá exibição da Disney (TV paga) confirmada, mas a Team ainda tem a exibição de partidas em TV aberta até o fim das negociações.

Por que UEFA criou a Conference League?

A Conference League foi criada com o objetivo de aumentar o calendário europeu de times médios de países principais, como Inglaterra, Itália e Espanha, e de times grandes de países menores, como Bélgica, Holanda e Ucrânia. Normalmente, essas equipes disputavam fases preliminares de outras competições, mas logo eram eliminadas.

O formato do torneio é igual ao da Liga Europa: 32 equipes divididas em oito grupos disputarão um total de 141 jogos ao longo de 15 semanas. No mata-mata, equipes eliminadas na fase de grupos da Liga Europa se juntam e enfrentam os classificados da fase anterior. Serão cinco fases com jogos de ida e volta eliminatórios.

A final da edição de estreia será disputada na Arena Kombëtare, em Tirana, na Albânia, em maio de 2022.