PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo aperta protocolos no Esporte após agravamento da covid-19 no Brasil

André Rizek, apresentador do Seleção SporTV: Globo aperta protocolos no Esporte pela covid-19 - Reprodução/SporTV
André Rizek, apresentador do Seleção SporTV: Globo aperta protocolos no Esporte pela covid-19 Imagem: Reprodução/SporTV
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

23/03/2021 13h19

O Esporte da Globo decidiu apertar o protocolo para a produção de seus programas esportivos diários. A partir desta semana, apenas apresentadores do SporTV ficarão nos estúdios. Comentaristas passarão a não ir mais à sede esportiva da Globo e só participarão de forma remota das atrações.

A única exceção foi o programa "Bem, Amigos!", do SporTV. Ontem (22), Cléber Machado tinha a companha apenas de dois comentaristas no estúdio: Casagrande e Alexandre Lozetti. Outros três - Caio Ribeiro, PVC e Roque Júnior - participaram de casa. Já Galvão Bueno está de férias até o mês de abril.

No "Seleção", apresentado por André Rizek, por exemplo, o jornalista voltou a aparecer novamente sozinho no estúdio - antes, ele costumava ter a companhia de um comentarista. O mesmo vale no "SporTV News Manhã", que mantinha um jornalista para comentar os fatos do dia junto com a apresentadora Lizandra Trindade - que substitui a titular Janaina Xavier, atualmente de férias.

A Globo também reduziu ainda mais o número de produtores e editores que trabalham presencialmente. A emissora quer evitar aglomerações no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus, em que temos atualmente quase 3 mil mortos por dia.

No Rio de Janeiro, onde está o centro das produções, os leitos de UTI adultos ocupados passam de 90%. A medida da emissora vale até o início de abril, quando será rediscutido o assunto a depender do andamento da pandemia.

Outro ponto que a Globo ainda estuda, mas que não se tem definição, é a possibilidade de narração remota. A emissora fez, duas semanas atrás, uma transmissão experimental nesse sentido em um jogo da Superliga de Vôlei, para saber se daria certo. Internamente, o fato foi chamado de "transmissão experimental".

Procurada pela coluna, a Comunicação da Globo manifestou que apertou o protocolo por causa do momento atual, principalmente no SporTV. "Para preservar ainda mais seus colaboradores por causa do agravamento da pandemia de covid-19, o Esporte da Globo optou por diminuir o número de profissionais no estúdio em alguns programas", explicou a TV.