Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem Paulistão, Globo vê audiência cair 13% ao exibir filme com Stallone

O jogador Danilo, do Palmeiras, comemora com Gabriel Menino seu gol contra a Ferroviária, durante partida do Campeonato Paulista 2021 - Cesar Greco
O jogador Danilo, do Palmeiras, comemora com Gabriel Menino seu gol contra a Ferroviária, durante partida do Campeonato Paulista 2021 Imagem: Cesar Greco

22/03/2021 13h45

Com a suspensão da 5ª rodada do Campeonato Paulista 2021 por causa do alto número de casos da covid-19 em São Paulo, a Globo optou por exibir a sessão "Campeões de Bilheteria", na faixa do futebol, entre 16h e 18h. E não se deu bem. Com o longa "Creed: Nascido Para Lutar", a audiência da emissora caiu 13% em relação à semana passada.

Dados do Ibope para a Grande São Paulo mostram que o filme, protagonizado por Michael B. Jordan, Tessa Thompson e Sylvester Stallone, marcou 13 pontos de média na capital paulista e até foi líder com certa tranquilidade. No mesmo horário, o SBT, com a apresentadora Eliana, marcou 7 pontos. Já na Record, a exibição do programa de Rodrigo Faro, fechou com 6 pontos.

Mas na semana passada, Ferroviária x Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, em jogo que inaugurou as transmissões de futebol da temporada 2021 na Globo, obteve 15 pontos de audiência em São Paulo. É uma queda de 13% nos índices. A vitória alviverde alcançou 3.080 milhões de domicílios para a Globo. Já o filme foi visto por 2.669 milhões de telespectadores - uma redução de 441 mil telespectadores.

Se nada mudar, o futebol só deve voltar aos domingos da Globo no dia 4 de abril. Em reunião nesta segunda (22), a Federação Paulista de Futebol e os clubes decidiram acatar a fase emergencial de São Paulo e vão parar o Paulista até o dia 30 de março, com o retorno programado para 31 deste mês. Neste momento, a TV não mostra partidas de Estaduais às quartas-feiras.

O Campeonato Paulista tem uma função muito importante neste ano na Globo. Sem o Carioca, que agora é da Record até 2022, os jogos paulistas são transmitidos para Estados que antes exibiam as partidas do Rio - principalmente no Norte e Nordeste. Outro ponto é o pay-per-view. Antes do Brasileirão 2021 começar, em maio, o Paulista virou a atração principal do Premiere.