Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

ESPN e Fox retomam programação feita de casa após alta de mortes por covid

Apresentadores do Sportscenter na ESPN Brasil: Disney volta a fazer programas e transmissões totalmente de casa por alta da covid-19 - Divulgação/Disney
Apresentadores do Sportscenter na ESPN Brasil: Disney volta a fazer programas e transmissões totalmente de casa por alta da covid-19 Imagem: Divulgação/Disney

19/03/2021 17h55

Nesta sexta-feira (19), o comando dos canais esportivos da Disney decidiu retomar a programação totalmente feita de casa. A partir deste sábado, apresentadores, produtores e funcionários da ESPN e do Fox Sports vão trabalhar em regime de home office, sem previsão para o retorno aos estúdios. Os programas e eventos esportivos serão totalmente narrados e produzidos remotamente, assim como aconteceu em todo o ano de 2020.

O motivo é a preocupação com o grande número de casos e mortes no Brasil por causa da covid-19. Desde o início do mês, o Brasil mantém uma média móvel acima de 2 mil mortes por dia. A medida ocorre pouco mais de um mês após a ESPN Brasil ter retomado o "SportsCenter" de maneira presencial em dois horários, juntamente com a inauguração de um grande estúdio do programa, que conta com um telão de 500 polegadas.

No começo da pandemia da covid-19, a Disney foi a primeira a adotar o modelo de programação com produção remota, ainda em março de 2020. A Disney também foi a última a flexibilizar o retorno de parte de sua equipe aos estúdios.

O "SportsCenter" só voltou a ser produzido do prédio da ESPN no em fevereiro, 11 meses após ter adotado o modelo home office, ainda assim com restrições na equipe e com duas edições presenciais - uma das 10h às 12h e outra das 20h às 22h.

Alguns jogos importantes também eram narrados dos estúdios desde o fim de 2020 - mas a Disney foi a última a adotar isto. Desde o início da pandemia, os funcionários de todos os departamentos da empresa e seus canais esportivos têm trabalhado de maneira remota. Presencialmente nos estúdios dos canais ESPN e Fox Sports, em São Paulo, apenas alguns os profissionais da área técnica que garantem a operação dos canais no ar terão sua entrada autorizada, assim como ocorrido no último ano.

Apesar da volta ao modelo home office, a programação dos canais ESPN e Fox Sports seguirá normalmente, com as atrações do jornalismo concentradas na ESPN Brasil e as transmissões de eventos ao vivo dividida entre as emissoras. Amanhã (20), por exemplo, o Fox Sports exibe o clássico entre Ceará e Fortaleza, pela Copa do Nordeste 2021. Já a ESPN transmite o Jogo das Estrelas do NBB (Novo Basquete Brasil).