Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo possui plano B se Paulistão não tiver jogos, mas TV seguirá clubes

Roni (Corinthians) e Danilo (Palmeiras) em disputa durante o clássico pelo Campeonato Paulista 2021 - Marcello Zambrana/AGIF
Roni (Corinthians) e Danilo (Palmeiras) em disputa durante o clássico pelo Campeonato Paulista 2021 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

17/03/2021 04h00

Os bastidores da Globo estão agitados por causa da incerteza sobre a disputa do Campeonato Paulista 2021. A Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes afirmam que conseguirão viabilizar a realização das partidas e cumprir o calendário. Se conseguirem, por causa do contrato de transmissão, a emissora precisa exibir as partidas na TV aberta e TV. Mas existe um plano B caso os jogos sejam suspensos.

A coluna apurou que caso alguma partida marcada para domingo às 16h (horário de Brasília) seja adiada ou suspensa, a emissora exibirá a sessão de filmes "Campeões de Bilheteria". O recurso já é utilizado na cidade do Rio de Janeiro, onde o Paulistão não é exibido no lugar do Carioca, que agora é da Record até o ano de 2022.

Os jogos do Paulista têm sido transmitidos pela emissora em estados que antes exibiam o Carioca, como os das regiões Norte e Nordeste, principalmente. Caso a FPF consiga realizar as partidas em outros estados, o Grupo Globo vai exibi-los em qualquer lugar que aconteçam, seja na TV aberta ou na TV paga.

Na semana passada, a Globo disse ao blog que iria respeitar a decisão das autoridades se suspendessem os torneios de futebol. "A Globo vai respeitar a decisão das autoridades competentes e acompanhar a decisão dos organizadores das competições. Eventuais cancelamentos serão tratados de forma negociada com seus realizadores", informou o comunicado.

Procurada desde ontem (15) para falar sobre a situação novamente, a emissora não respondeu ao blog até o fechamento desta coluna. Caso o faça, a matéria será atualizada.