Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo dispensa Luciano Burti e gerente de esportes a motor após perder a F1

Luciano Burti deixa Globo após 17 anos - Reprodução/Globo
Luciano Burti deixa Globo após 17 anos Imagem: Reprodução/Globo

15/03/2021 16h19

A Globo dispensou nesta segunda-feira (15) o seu Gerente de Esportes a Motor e Lutas, Alfredo Bokel. Junto com ele, o ex-piloto Luciano Burti teve a informação que a emissora também não continuaria com os seus serviços para os próximos anos. O motivo das saídas é claro: a perda dos direitos de transmissão da Fórmula 1 depois de 41 anos na programação.

A informação foi confirmada pela emissora em breve comunicado enviado ao blog. "Luciano Burti e Alfredo Bokel não fazem mais parte do Esporte da Globo", disse a Comunicação do Grupo Globo.

A coluna apurou que a demissão de Bokel pegou a todos de surpresa. Com 21 anos de Grupo Globo e muito ligado ao narrador Galvão Bueno, que lhe deu as primeiras oportunidades na carreira, Bokel era gerente da área de automobilismo desde 2012.

Em 2017, acumulou os eventos de luta e era o principal coordenador do canal Combate, emissora de lutas em pay-per-view do Grupo Globo. Como últimos feitos na área, Alfredo Bokel ajudou a emissora a adquirir a Fórmula E e coordenou as transmissões de retorno do UFC no ano passado no Combate - o evento de lutas foi o primeiro gigante do Esporte a retornar as atividades depois da pandemia do novo coronavírus.

"Passei 21 dos meus 42 anos no Grupo Globo. Metade da minha vida. Fui prestador de 2000 a 2006 e contratado de 2006 a 2021. O que sou como jornalista e gestor devo à maior empresa de Comunicação da América Latina. Gratidão eterna", disse Bokel em uma postagem em suas redes sociais.

Já a saida de Luciano Burti era esperada na emissora. Na Globo desde 2004 como comentarista da Fórmula 1, o ex-piloto de 45 anos não ficará devido justamente a saída da categoria para a Band. Burti ainda aparece na Globo algumas vezes, no programa "Auto Esporte", mas a produção é totalmente independente e não é produzida pelo Esporte da Globo.

Burti começou na Fórmula 1 após indicar para a Globo que faltava a visão de um piloto de corrida nas transmissões com Galvão Bueno e Reginaldo Leme. Seu desempenho sempre foi elogiado e abriu portas para outros ex-pilotos que comentaram a categoria, como Rubens Barrichello e Felipe Giaffone - este último, inclusive, deixou a Globo para assinar com a Band.