Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com pouco futebol, Globo dá folga para Galvão Bueno e Luís Roberto em março

Galvão Bueno e Luís Roberto: TV usa março com pouco futebol para dar férias  - Divulgação/Globo
Galvão Bueno e Luís Roberto: TV usa março com pouco futebol para dar férias Imagem: Divulgação/Globo

10/03/2021 04h00

Sem muitas competições de futebol para transmitir neste mês —-apenas alguns campeonatos Estaduais e as fases preliminares da Copa do Brasil—, a Globo está aproveitando a tranquilidade no calendário para cumprir obrigações trabalhistas e rodar o seu elenco que não será utilizado. Dois de seus principais nomes estão de férias até o fim do mês de março e por isso não serão vistos na tela da emissora: os narradores Galvão Bueno e Luís Roberto.

Por causa do calendário bastante alterado pela pandemia, março virou um mês com poucas transmissões na Globo em TV aberta. A situação é completamente diferente do que acontecia em anos anteriores quando a emissora carioca programava as férias de seus principais contratados do Esporte em janeiro.

A coluna apurou que Luís Roberto volta ao trabalho apenas no dia 29 deste mês. O narrador ainda não tem definida sua situação em relação a futuras transmissões a partir de abril. Sem o Campeonato Carioca na TV aberta desde o ano passado, a Globo vai exibir filmes para o Rio de Janeiro nas tardes de domingo neste período. Ou seja, o narrador precisaria ser realocado para outro campeonato.

No caso de Galvão Bueno, mesmo fora das narrações desde fevereiro do ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, o locutor de 70 anos trabalhou para a Globo de outras formas. Enquanto não podia fazer jogos, Galvão gravou chamadas, participou de programas no SporTV e atuou em algumas transmissões desempenhando outras funções —como comentarista ou contando suas memórias na carreira.

A Globo e Galvão Bueno tinham planos para que ele retornasse às transmissões no dia 30 de março na transmissão de Brasil x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Porém, com o adiamento dos jogos para o segundo semestre devido ao agravamento da pandemia da covid-19 no país, Galvão deve ficar mais algum tempo fora das transmissões. Não existe previsão de seu retorno ao trabalho presencial, o que só deverá acontecer depois que tenha sido vacinado contra o novo coronavírus.

Enquanto isso, outros nomes seguirão trabalhando. É o caso de Gustavo Villani, Cléber Machado, Everaldo Marques, entre outros. Esse grupo não sai de férias neste momento porque é considerado primordial para manter as transmissões básicas no ar.