Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lugano fecha com Disney para ser comentarista por ESPN e Fox Sports

Diego Lugano nos estúdios da Disney: novo contratado de ESPN e Fox Sports - Divulgação/ESPN
Diego Lugano nos estúdios da Disney: novo contratado de ESPN e Fox Sports Imagem: Divulgação/ESPN

01/03/2021 04h00

A Disney fechou a contratação do ex-zagueiro uruguaio e ídolo do São Paulo Diego Lugano. A proposta chegou logo após Lugano deixar a diretoria do tricolor paulista, no início de janeiro. Com 40 anos de idade, esta será a primeira experiência como comentarista fixo. Ele vai integrar a equipe fixa de comentaristas das transmissões do futebol brasileiro e internacional, além de marcar presença em programas como o "SportsCenter" e "Resenha ESPN".

A coluna apurou que a programadora planeja escalar Lugano para diversos jogos da Copa Libertadores no Fox Sports, inclusive do São Paulo. A ideia é usar sua ampla experiência como jogador sul-americano para incrementar as transmissões. Sua estreia acontecerá na próxima sexta (5), dentro do programa "Resenha", apresentado por André Plihal.

Na estreia, além de Lugano, o programa receberá o atacante Loco Abreu, seu compatriota, que vai jogar o Campeonato Mineiro neste ano. Djalminha e Silas completam o quinteto do programa, que vai ao ar a partir das 22h (horário de Brasília). Com a chegada de Lugano, a Disney aumenta seu número de ex-jogadores. Além do novato, são contratados nomes como Amoroso, Djalminha, que é colunista do UOL Esporte, Fábio Luciano, Silas, Zé Elias e Zinho.

Capitão do Uruguai nas Copas de 2010 e 2014 e campeão da Copa América em 2011, Lugano está entre os jogadores que mais defenderam a seleção celeste, tendo sido o atleta que mais utilizou a braçadeira de capitão na história da equipe. Ao longo de sua carreira, o ex-zagueiro coleciona conquistas por onde passou, iniciando sua trajetória pelo Nacional, onde venceu o campeonato uruguaio nos anos de 2000 e 2001. Desembarcou no Brasil em 2003 para fazer história no São Paulo ao ser campeão Paulista, da Libertadores e do Mundial de 2005, além do Campeonato Brasileiro de 2006.

Após a consagração no São Paulo, Lugano se transferiu para a Europa em 2006 onde foi campeão turco nas temporadas 2006/2007 e 2010/2011 pelo Fenerbahçe, equipe onde também conquistou a Supercopa da Turquia em 2007 e 2009. Na Europa, o ex-zagueiro também passou pelo Paris Saint-Germain (FRA) onde foi campeão francês em 2013, Málaga (ESP) e West Bromwich (ING). Em 2017, Lugano encerrou sua carreira como jogador após retornar ao São Paulo, clube em que também trabalhou como dirigente entre 2018 e 2020.