Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Record tenta contratar João Guilherme para narrar Carioca, mas Disney veta

João Guilherme, narrador da Disney: procurado pela Record para narrar o Carioca - Tais Vilela/UOL
João Guilherme, narrador da Disney: procurado pela Record para narrar o Carioca Imagem: Tais Vilela/UOL

25/02/2021 04h00

A Record tentou a contratação do narrador João Guilherme, que trabalha na ESPN e no Fox Sports, para comandar os jogos do Campeonato Carioca a partir deste ano. No entanto, os executivos dos canais esportivos da Disney vetaram qualquer negociação por causa da cláusula de exclusividade inclusa nos contratos que foram recentemente renovados após a fusão entre as duas TVs.

A coluna apurou que a emissora de Edir Macedo procurou o locutor na semana passada, afirmando que queria seus serviços no Estadual do Rio paralelamente ao seu trabalho na Disney. Guilherme ficou feliz com o interesse, afinal, trata-se de um reconhecimento importante ao seu desempenho, mas pediu que o canal procurasse seus chefes para conversar sobre o assunto.

A direção da Record entrou em contato com o comando do Esporte do conglomerado norte-americano. Mas a Disney disse que não poderia liberar João Guilherme para o trabalho por causa da nova política de contratação. Desde o ano passado, quem fica na ESPN e no Fox Sports não pode trabalhar em nenhum outro veículo ou ter um canal próprio no YouTube, por exemplo.

Com isso, a Record acabou optando por uma solução caseira e confirmou Lucas Pereira, narrador que já estava na emissora desde 2012 —ele foi contratado para a transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres. Pereira trabalhou no Grupo Globo durante 15 anos e tem intimidade com a audiência do Rio de Janeiro. Por muitos anos, ele fez jogos de times do Rio no Premiere.

O Flamengo marcará a estreia do Campeonato Carioca 2021 na Record. A emissora confirmou ontem (24) a transmissão do jogo do Rubro-Negro carioca contra o Nova Iguaçu, no próximo dia 2 de março, às 21h30. A partida irá disputar audiência contra o paredão do "Big Brother Brasil 21", na Globo. A Record vai exibir jogos do Carioca nas noites de terça (21h30) e sábado (21h).

Procurada, a Disney confirmou a sondagem da Record por João Guilherme.