Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo muda protocolo e faz viagens internas na última rodada do Brasileiro

Gérson e Daniel Alves disputam bola durante São Paulo x Flamengo - Marcello Zambrana/AGIF
Gérson e Daniel Alves disputam bola durante São Paulo x Flamengo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

24/02/2021 13h47

A última rodada do Campeonato Brasileiro fez a Globo mudar um protocolo criado em março do ano passado. Pela primeira vez, a emissora autorizou viagens internas de uma equipe grande para a cobertura de partidas do torneio. Até agora, equipes de transmissão e de reportagem eram formadas por membros das redações locais —repórteres de São Paulo, por exemplo, trabalhavam nos jogos na cidade dando informações também sobre os times visitantes.

Nesta quarta-feira, profissionais da Globo Rio viajaram para a cobertura de São Paulo x Flamengo, que será transmitido pela Globo amanhã (25), a partir das 21h30 (horário de Brasília). A equipe enviada tem produtores e os repórteres Eric Faria e André Gallindo, que cobrem o dia a dia do Flamengo —que luta pelo título do Brasileirão com o Internacional.

No último domingo, a RBSTV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, já tinha enviado o repórter Leonardo Muller para a cobertura de Flamengo x Internacional.

A coluna apurou que viagens não estavam suspensas na Globo, mas havia a recomendação para que elas só acontecessem em uma situações excepcionais. Quem foi enviado do Rio de Janeiro para São Paulo só trabalhará na partida e não deve sair do hotel em que está hospedado na capital paulista. Narradores e comentaristas escalados para a partida seguirão realizando seus trabalhos no estúdio.

A Globo vai exibir São Paulo x Flamengo para quase todo o Brasil, incluindo a capital paulista e Rio de Janeiro. A exceção será o estado do Rio Grande do Sul, que vai acompanhar Internacional x Corinthians, com uma transmissão regionalizada. A narração será de Luís Roberto, com comentários Roger Flores e Caio Ribeiro. As reportagens serão de Guilherme Pereira e Eric Faria.

Será a primeira vez em dez anos que Luís Roberto tem a chance de narrar um título brasileiro. A última vez em que isso aconteceu foi em 2010. A Globo tem boas expectativas de audiência para a partida, principalmente no Rio de Janeiro e no Porto Alegre. No último domingo (21), com o confronto entre Flamengo x Internacional, a Globo já bateu recordes no Ibope nas duas cidades —mesmo em um domingo à tarde, horário com menos audiência tradicionalmente que os jogos noturnos durante a semana.

Todos os jogos da 38ª rodada do Brasileirão vão acontecer numa quinta, ao contrário da tradicional quarta, para acomodar o calendário do Palmeiras, que teve sua programação toda alterada a partir da conquista da Libertadores da América. Uma consequência dessa mudança foi a transferência da prova do líder do reality show "Big Brother Brasil 21" para esta quarta (24), como antecipou a coluna no último dia 13 de fevereiro. Logo após a rodada, a Globo apresentará uma edição especial do "Segue o Jogo", com Lucas Gutierrez e Paulo Nunes.