Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Globo tentou contratar Mauro Cezar Pereira, mas não conseguiu

Mauro Cezar Pereira: Globo tentou contratar jornalista para o "Seleção Sportv" - Lucas Lima/UOL
Mauro Cezar Pereira: Globo tentou contratar jornalista para o "Seleção Sportv" Imagem: Lucas Lima/UOL

21/02/2021 04h00

A Globo tentou contratar o jornalista e blogueiro do UOL Mauro Cezar Pereira antes de sua saída dos canais esportivos da Disney no fim de dezembro de 2020. A emissora planejava contar com os serviços do comentarista em programas, principalmente no "Seleção", comandado por André Rizek no SporTV. O acordo não saiu por diversas questões. Para manter a ideia inicialmente prevista, a direção acertou com Carlos Eduardo Mansur, do Jornal O Globo.

A coluna apurou que os primeiros contatos começaram ainda no fim do ano passado, poucos meses antes de o vínculo de Mauro Cezar com a Disney chegar ao fim. Inicialmente, foi feita uma sondagem para início das conversas. Em todo o tempo, ficou claro que o jornalista não iria abrir mão de seus outros trabalhos - principalmente de seu canal no YouTube, que conta hoje com mais de 560 mil inscritos.

O conteúdo da Globo tentou dar um jeito na situação. Afinal, o SporTV tem comentaristas que recebem por participação e podem realizar trabalhos fora do Grupo Globo. O caso mais conhecido é de Arnaldo Ribeiro, que participa do programa "Seleção" com André Rizek. Nomes como Tim Vickery e Paulo César Vasconcellos também possuem esse modelo de contrato.

O problema principal é que a área de Recursos Humanos da Globo não queria permitir que isso ocorresse, porque Mauro Cezar seria usado em mais eventos e programas do que outros nomes, o que implicaria em exclusividade. Com esse modelo, o jornalista agradeceu o convite e o interesse, mas decidiu seguir sua vida profissional em outros espaços.

Procurado pela coluna, Mauro Cezar confirmou que conversou com a Globo. "De fato, fui procurado pela Globo/Sportv ainda em 2020, o que não é segredo, afinal, essa informação saiu em alguns sites. Não houve como avançar para uma negociação porque a intenção deles era contar com um profissional exclusivo do grupo, desejavam um formato de contratação que não se encaixa com o que faço hoje, com meu canal no YouTube, UOL, Estadão, Gazeta do Povo, Onefootball, ações que realizo em redes sociais", explicou.

"Em suma, eu teria que ser exclusivo e saí da ESPN após 16 anos justamente por não desejar trabalhar nesse formato. Mas entendo que essa é a política da Globo há muito tempo. As conversas foram muito transparentes e diretas, honestas. Não foi possível avançar, mas agradeci a lembrança de meu nome, o que me deixou orgulhoso", concluiu Mauro Cezar.

Na função inicialmente pensada para Mauro Cezar Pereira, a Globo fechou nesta semana com Carlos Eduardo Mansur. Conhecido por ser repórter e colunista do jornal O Globo, o profissional deixará a reportagem do noticiário, ficando apenas com suas colunas nas segundas e sextas.