Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Flamengo x Bragantino será único jogo deste domingo no Brasileirão

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Gabigol sobre o Vasco da Gama - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Gabigol sobre o Vasco da Gama Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

07/02/2021 04h00

Marcado para hoje (7), às 20h30 (horário de Brasília), Red Bull Bragantino x Flamengo é o único jogo do dia no Brasileirão. E os motivos são televisivos. Globo e CBF entraram em acordo para ajustar a tabela atendendo a interesses estratégicos da emissora.

O blog apurou que a Globo quis deixar a tarde livre para a transmissão da semifinal do Mundial de Clubes da Fifa entre Palmeiras e Tigres (MEX), às 15h. O torneio tem sido tratado com muita prioridade pela emissora, que usa o evento para testar o protocolo que será adotado para os Jogos Olímpicos de Tóquio em julho. É a primeira cobertura em que profissionais da Globo no Brasil viajaram para outro país desde o início da pandemia da covid-19.

A Globo também acredita que a partida do Mundial tem um potencial de marcar números acima dos 25 pontos de média no PNT (índice nacional de audiência da TV medido pelo Ibope, o que significa cerca de 18 milhões de telespectadores nas 15 principais metrópoles do Brasil). Exibir uma outra partida de um clube como o Flamengo para o Rio de Janeiro e outras partes do país, por exemplo, não valorizaria o produto da forma que a Globo quer.

Outro ponto importante é que a Globo vai usar o jogo do Flamengo no Sportv contra o Super Bowl LV entre Tampa Bay Buccaneers x Kansas City Chiefs. A final da NFL, a liga profissional de futebol americano, é exibida com exclusividade na ESPN no mesmo horário da partida do Brasileirão.

Impedir que o público troque de canal com o Rubro-Negro não é por acaso. O evento que marca o fim da temporada na NFL costuma ser uma das maiores audiências do ano no canal esportivo da Disney por atrair também quem não gosta de esporte. No intervalo, o Super Bowl tem sempre uma apresentação de uma estrela da música. Neste ano, quem se apresentará é o cantor The Weeknd.

Red Bull Bragantino x Flamengo será narrado por Gustavo Villani com comentários de Júnior e Lédio Carmona no Sportv. O público no estado de São Paulo só assistirá ao jogo no Premiere.